Recital “Do Convento a Sala de Concerto” traz música clássica ao Festival

O concerto teve foco em composições exclusivamente femininas
Por: Luana Perdoncini
A soprano Gabriella Di Laccio traz, pela primeira vez no Festival de Teatro, um recital de voz e piano que destaca composições femininas dentro do mundo erudita. Juntamente com as pianistas Catarina Domenici e Cristina Capparelli trouxe um repertorio que engloba músicas de mais de cinco séculos.
Apontada, em 2018, pela BBC News como uma das 100 mulheres mais influentes e inspiradoras do mundo, Gabriella aponta a importância de trazer compositoras femininas ao longo da história “eu acho que estamos fazendo justiça por tudo que essas mulheres conseguiram atingir nas suas vidas, mesmo lutando contra tantas adversidades cada uma nos seus períodos. É quase nosso dever artístico trazer essa arte para o público, que ela seja escutada e vista”, declara.
A pianista e compositora Catarina Domenici, fez parte do repertório do recital com duas partituras autorais, lamenta que as mulheres sejam esquecidas dentro do mundo erudita “o território da composição é reconhecidamente masculino e não pode ser restrito, precisa ser um território para todos, as compositoras já existem, mas elas foram esquecidas”, além disso ela apontou a importância de festivais como esse em Curitiba “é incrível um país como o nosso sustentar um evento como esse por 28 anos. A diversidade e a riqueza da programação me deixou encantada.”, elogia Domenici.
A pianista Pauline Goltz, que acompanha o Festival de Teatro todos os anos, elogia o recital e acredita que o festival pode expandir esse tipo de atração “por serem mulheres compositoras nunca se é falado a respeito, acredito que poderia se expandir mais nesse sentido da música de concerto, já que são sempre os maridos, os irmãos e todos os homens ao redor delas que ficam conhecidos.”, critica.
O recital teve sua última apresentação nessa quinta-feira (28) e o repertorio foi resultado de uma pesquisa pessoal de Gabriella e faz parte do projeto DONNE, Woman in Music que divulga obras autorais clássicas femininas.