Será verdade a teoria do déjà vu?

Por Geórgia Giacomazzi e Giulia Militello
A influenciadora Fefe, da plataforma do TikTok Brasil, publicou um vídeo para explicar como a teoria d o déjà vu funciona. A tiktoker diz na produção que, quando você sente que já viveu uma experiência, neste momento a sua vida está tendo um “match com o outro você em um mundo paralelo”. A sensação, portanto, seria provocada quando esses dois mundos se encontram dentro de segundos e estão realizando as mesmas atitudes e pensamentos ao mesmo tempo.
https://vm.tiktok.com/ZMLERvWsH/?k=1
Será verdade?
O déjà vu, sentimento em que a pessoa tem de já ter vivido tal momento anteriormente, ainda não possui uma explicação científica. Sabe-se que ocorre muito rapidamente, sem aviso prévio.
Porém, algumas teorias que já foram estudadas entre especialistas podem ser citadas, excluindo a hipótese que a tiktoker apresentou no vídeo publicado.
As teorias apresentadas na matéria publicada pelo site Tua Saúde, são:
- Acionamento acidental do cérebro
- Mal funcionamento da memória
- Duplo processamento
- Memórias de fontes erradas
Seguindo um estudo realizado pelo psiquiatra Chris Moulin, da Universidade de Leeds (Inglaterra), é defendida a tese de que o déjà vu acontece porque, na mente, as lembranças são acessadas ao mesmo tempo em que estão sendo gravadas e, por essa razão, fica a impressão de que é uma memória. Entretanto, ainda não há estudos únicos que expliquem de maneira concreta esse acontecimento.
Tendo em vista as informações apresentadas no vídeo, sobre a suposta teoria que não existe, a influenciadora dissipa deduções falsas.