Fatos realiza três lives para debater coronavírus

Com o engajamento dos estudantes e professores, o projeto contou com a participação de diversos entrevistados e seguidores da Rede Comunicare
Por Letícia Fortes
O “Fatos ao vivo” foi um dos quadros desenvolvidos no primeiro semestre de atividades da Fatos, projeto de contraturno do curso de Jornalismo da PUCPR. As lives foram transmitidas via perfil da Rede Comunicare no Instagram (@redecomunicare) e organizadas pelos próprios estudantes, visando produzir conteúdo jornalístico atualizado, relevante e interativo mesmo com a suspensão das atividades presenciais diante da pandemia.
O projeto teve três edições. As etapas de organização, planejamento, roteirização, divulgação e transmissão das lives foram integralmente realizadas pelos estudantes, os quais contaram com o apoio e a orientação dos professores Lenise Klenk e Renan Colombo. Cada live abordou um assunto diferente, priorizando temas atuais e de interesse público.
A professora Lenise Klenk comenta que o projeto nasceu a partir a necessidade de adaptar as produções audiovisuais da Fatos ao modelo de trabalho à distância. Segundo ela, “as lives foram uma experiência e uma oportunidade de produzir um conteúdo diferente, desde que a Fatos recomeçou suas atividades no período remoto.”
O estudante Eduardo Veiga, um dos participantes do projeto, comenta que a Fatos ao Vivo foi uma experiência positiva, que lhe permitiu vivenciar como o Jornalismo de fato é exercido. “Estar ao vivo, lidar com o entrevistado e com os espectadores é algo que foi muito proveitoso para mim, pois vejo que pude aprender e praticar muito as técnicas e teorias passadas pelos professores ao longo do projeto.”
Edição 1: Intercambistas da PUCPR
Na primeira edição, os entrevistados foram os estudantes intercambistas Giuliana Rossi e Roberto Israel, que compartilharam suas expectativas, esperanças e apreensões sobre a pandemia da Covid-19 e como suas rotinas fora de seus países nativos foram impactadas no período de isolamento social.
Edição 2: Diretora do Procon-PR
Na segunda edição, a entrevistada Cláudia Silvano, chefe do Procon-PR, abordou um dos principais impactos da pandemia na economia e na vida do consumidor: o abuso de preço nos supermercados, gerado pelo aumento da demanda por gêneros alimentícios desde o início da pandemia.
Edição 3: Médica infectologista
A convidada da última edição foi a médica infectologista Marion Burger, que solucionou as principais dúvidas dos internautas a respeito do novo coronavírus e da doença Covid-19, e explicou como se dá a evolução da pandemia na cidade de Curitiba atualmente.
Confira todas as edições do “Fatos Ao Vivo”
Fatos ao vivo #1: Live com os intercambistas da PUCPR
Fatos ao vivo #2: Live com a chefe do Procon-PR Cláudia Silvano
Fatos ao vivo #3: Live com a médica infectologista Marion Burger