Instabilidade no app e-Título prejudica eleitores no Paraná

Brasileiros têm até 60 dias após a eleição para justificarem seu voto caso não consigam fazê-lo neste domingo (15)
Por Letícia Fortes | Foto: Mariana Toneti
Diversos eleitores do Paraná relataram dificuldades para acessar o aplicativo e-Título neste domingo (15). A instabilidade no sistema da Justiça Eleitoral prejudicou tanto quem precisava justificar o voto quanto as pessoas que procuraram confirmar o endereço do local de votação, também chamado de zona eleitoral. Segundo o TSE, os eleitores prejudicados terão até 60 dias após a eleição para justificarem o voto.
Em entrevista, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luiz Roberto Barroso, alegou que o sistema foi sobrecarregado com “milhares de acessos simultâneos” das pessoas que realizaram o download do aplicativo e-Título “na última hora”. O aplicativo recebeu 3 milhões de acesso na véspera da votação (14).
Embora a instabilidade no e-Título tenha sido atribuída ao grande número de downloads simultâneos, o ministro Barroso não se manifestou sobre as dificuldades que os eleitores que baixaram o app com antecedência também enfrentam, seja para justificar o voto ou para confirmar o local de votação.
Uma das pessoas que relataram dificuldades de acesso ao app foi Derlinda Aparecida Pinto, de 62 anos. Apesar de pertencer ao grupo de risco para a Covid-19, Derlinda pretendia votar, mas permaneceu em casa após sentir dor de garganta e demais sintomas de resfriado. “Não acordei muito bem hoje, por isso avisei minha médica logo de manhã. Ela me disse que era melhor ficar em casa e justificar meu voto.”
Derlinda afirma que fez várias tentativas em horários diferentes para justificar seu voto durante a manhã, mas não obteve sucesso. “Desde às 8h eu tenho acessar o aplicativo e só vejo a tela ‘carregando’ no celular. Não consigo completar a justificativa de jeito nenhum”, lamenta.
Alguns eleitores fora de seus domicílios eleitorais, que também buscaram justificar os votos, relataram as mesmas dificuldades. “Voto no Parque da Fonte, em São José dos Pinhais, mas estou fora do meu domicílio eleitoral. Estou retornando para Curitiba e já fiz três paradas pela manhã para tentar justificar meu voto, mas ainda não consegui”, relata o eleitor Marcos José Zablonsky.
Os eleitores que não conseguirem acessar o aplicativo e-Título neste domingo (15) terão até 60 dias após a eleição para justificarem o voto. A justificativa pode ser realizada de modo virtual pelo aplicativo e-Título ou pelo site do TSE, ou pessoalmente, em um cartório eleitoral. Caso isso não seja feito, o eleitor deve pagar uma multa de R$3,51 por cada turno. O TSE recomenda aos eleitores fora de seu domicílio eleitoral justificar seus votos virtualmente em vez de comparecer pessoalmente aos locais de votação, evitando aglomerações.
Eleitores que não justificam o voto por três eleições consecutivas ou que não quitam a multa da Justiça Eleitoral estão sujeitos à punições, tais como o cancelamento do título de eleitor e o impedimento de emitir passaporte, matricular-se em instituições públicas de ensino ou de ser nomeado em cargos públicos.