Ludmilla fez o melhor show nacional no Rock In Rio 2022

por Portal Comunicare
Ludmilla fez o melhor show nacional no Rock In Rio 2022

Cantora recebeu outras cinco mulheres da música nacional para participarem do show


Por Camila Anderle | Foto: Helene Mendes

Estreando seu primeiro show solo no Rock In Rio, Ludmilla ganhou título de “Melhor Show de Artista Nacional da Edição” em 2022. Na noite do último dia do festival, realizado em 11 de setembro, na Cidade do Rock, a artista reuniu multidões para o show de encerramento no Palco Sunset, o segundo maior, depois do Palco Mundo.

[box type=”bio”] PUCPR recebe organizadores do show icônico de Ludmilla no Rock in Rio

A Escola de Belas Artes da PUCPR recebeu, na última sexta-feira (21), seis profissionais que integraram a equipe criativa que montou a apresentação da cantora Ludmilla no Rock In Rio 2022. Os convidados revelaram detalhes do processo criativo e arquitetônico do espetáculo, que foi realizado no festival em 10 de setembro, além de compartilharem histórias dos bastidores. O evento com a equipe de produtores ocorreu no auditório Maria Montessori, no Bloco Amarelo da PUCPR, em Curitiba.

Leia a reportagem completa.[/box]

A cantora recebeu outras cinco mulheres da música nacional para participarem do show: a dupla de rappers Tasha & Tracie; MC Soffia; Majur e Tati Quebra Barraco.

A apresentação contou com troca de cenários, figurinos impecáveis, artistas convidados, lançamento de música, mensagens de luta e resistência nos telões do palco e uma energia inesquecível para quem assistia ao espetáculo ao vivo. O festival, que recebeu 700 mil pessoas nesta edição, também bateu recorde de audiência, com 41 milhões de pessoas assistindo à cobertura do canal Multishow.

A cantora alcançou o primeiro lugar nos Trending Topics no Brasil e no mundo, e se tornou a artista mais comentada do festival. Para revelar ao público seu envolvimento em cada detalhe da construção da performance mais aclamada pela mídia, Ludmilla lançou, na última semana, uma série documental com todos os registros dos bastidores do show. A websérie está disponível no aplicativo e rede social “Tik Tok”, divida em quatro episódios.

Cantora começou aos 8 anos e acumula prêmios

A trajetória da cantora parte de festas de família cantando junto ao grupo de pagode do seu ex-padrasto, com oito anos de idade, e chega a uma das cantoras negras mais premiadas do Brasil. Quase 20 anos depois de começar a carreira, a artista acumula 42 estatuetas e 104 indicações a prêmios.

Ludmilla é considerada uma das artistas que mais vêm surpreendendo a indústria da música nos últimos anos, por conta de sua versatilidade, transitando com fluidez entre os gêneros como Funk carioca, Pop, R&B, Afrobeat e Pagode.

Ludmilla passou a publicar vídeos no Youtube e em 2012 começou a ganhar visibilidade com o videoclipe de sua música autoral “Fala Mal de Mim”, que alcançou a marca de 15 milhões de visualizações na plataforma. Aos 17 anos, passou de estudante da Baixada Fluminense para artista em cima dos palcos, adotando o nome artístico “MC Beyoncé”. No entanto, após uma briga com seu empresário na época, deixou de usar o pseudônimo para seguir carreira como “Ludmilla”, seu nome de registro.

Em 2014, a cantora assinou um contrato com a gravadora Warner Music Brasil e lançou seu primeiro álbum profissional, “Hoje”, que teve as participações dos cantores Belo e Buchecha. No ano seguinte (2015), Ludmilla lança mais quatro singles que compõem o álbum “Hoje”, e a música “24 Horas por Dia” chega na posição 46 na parada musical “Billboard Brasil Hot 100 Airplay” e atinge as melhores 10 posições de estações de rádios espalhadas pelo país.

O estilo de vida e produção artística da cantora se transformou, pois a partir deste contrato sua equipe contava com 16 pessoas, incluindo personal stylist, banda, bailarinos, técnico de som, assessores e DJ para acompanhá-la na turnê de shows pelo Brasil.

Em 2016, o sucesso da cantora gerou uma série de convites de participação em trabalhos de outros artistas de diferentes nichos: Zé Felipe; DJ Tubarão; Biel; No final do mesmo ano, Ludmilla lança o seu segundo trabalho pela Warner Music Brasil, o álbum “A Danada Sou Eu”, no qual recebeu indicações ao Grammy Latino de Melhor Álbum de Pop Contemporâneo Brasileiro

Nos anos seguintes, as participações em projetos de outros artistas se torna mais frequente e, entre 2017 e 2018, Ludmilla lança músicas em parceria com mais de 10 artistas (Gabily; Zion & Lennox; Virgul; Thiaguinho; Kondzilla; Mc Kekel; Ávine Vinny; Grupo Funtastic; Maejor; Felipe Araujo;)

O ano de 2019 vem carregado de novas produções e lançamentos. E em fevereiro lança seu primeiro álbum de vídeo da carreira, intitulado “Hello Mundo”, que conta com a participação de Anitta em vocais na canção “A Favela Chegou”, e outros Hits com os artistas: Jão; Simone e Simaria; Ferrugem e Léo Santana.

Meses depois é lançada a faixa “Onda Diferente” de própria autoria, com a participação do Rapper norte-americano Snoop Dogg, Anitta e o Produtor Musical Papatinho, que também foi incluída no álbum “Kisses” de Anitta. As músicas do “Hello Mundo” garantiram a artista como ganhadora da categoria “Cantora do Ano” no Prêmio Multishow de Música Brasileira.

Em homenagem aos 30 anos do funk carioca, Ludmilla se junta com os cantores Fernanda Abreu e Buchecha no Palco Sunset do Rock In Rio VIII, no mesmo ano.

No final de 2020, Ludmilla buscou inspiração nas raízes da infância e lançou um EP em ritmo de pagode com seis canções, sendo 4 de produção autoral, nomeado “Numanice”; O EP de pagode teve todas as faixas estreando o Top 200 Brasil do Spotify, ganhando uma versão ao vivo das músicas e a primeira edição do projeto acústico “Lud Sessions” no ano seguinte.

Em 2022, a cantora lançou o seu quarto álbum “Numanice #2”, que chegou a pouco mais de um milhão de ouvintes em menos de 24 horas; E mais uma vez, todas as músicas entram para o Top 200 Brasil do Spotify.

Completando 10 anos de carreira, Ludmilla foi convidada para estrear com show próprio no Rock In Rio 2022 e comoveu a Cidade do Rock no último dia do festival.

[box type=”info”]

PRINCIPAIS HITS

Fala Mal De Mim – 2012: https://youtu.be/a-kSUQBKgSM

Te ensinei Certin – 2015: https://youtu.be/3o6uCK4yz7M

24 horas por dia – 2015: https://youtu.be/a-kSUQBKgSM

Bom – 2016: https://youtu.be/UUueHQ4bNf0

Sou Eu – 2016: https://youtu.be/8aQTjEotXVw

Cheguei – 2016: https://youtu.be/RNVLCr-Y7rQ

Din Din Din – 2018: https://youtu.be/FrJJlbHlxsI

Favela Chegou – 2019: https://youtu.be/3nmIJ-Mohtk

Onda diferente – 2019: https://youtu.be/syL7R25GOWk

Verdinha – 2020: https://youtu.be/lYFNyj8tjDg

Rainha da Favela – 2021: https://youtu.be/DWH349RfD7E [/box]