Alunos da PUCPR fazem cobertura jornalística das eleições de 2022

Atividade, que reuniu 32 estudantes, teve início às 8h e se estendeu até 21h
Por Giovanna Catapan | Foto: Álefe Carvalho
Um grupo de 32 estudantes de Jornalismo da PUCPR cobriu, no último domingo (2), as eleições brasileiras, que tiveram votação para cinco cargos: deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente.
O conteúdo produzido pelos estudantes foi supervisionado pelos professores Lenise Klenk e Renan Colombo, e publicado em múltiplas plataformas: webrádio (WebRádio Comunicare), portal laboratorial (Portal Comunicare) e perfis em redes sociais (Twitter e Instagram). O professor Marcos José Zablonsky que auxiliou na atividade como comentarista político.
Além dos alunos que ficaram na redação, montada na Sala Fatos do Laboratório de Comunicação e Artes (LabCom) da PUCPR, diversos estudantes estavam nas ruas, onde registraram a movimentação nos principais colégios eleitorais do Paraná acompanharam a votação dos principais candidatos ao Governo do Paraná e ao Senado Federal. Uma dupla de alunos foi à sede do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR), onde entrevistou candidatos eleitos, como o governador Ratinho Junior. O local é tradicionalmente frequentado por políticos e militantes após o fim da apuração, para celebração da vitória e atendimento à imprensa.
Eduardo Veiga, estudante do 6º período do curso e que esteve no Tribunal, conta como foi a experiência: “Foi uma experiência muito enriquecedora No TRE, entendi o que é verdadeiramente uma eleição do ponto de vista da imprensa. É algo imersivo e extasiante. Lá, aprendemos ao ver a movimentação de colegas repórteres e ao buscar informações para repassar aos que estavam na redação”.
A cobertura contou com 32 alunos, de todos os períodos do curso de Jornalismo, que se dividiram em três turnos. O primeiro turno começou às 8 horas da manhã e terminou 12h. Nesse turno, ocorreram as votações dos candidatos. O segundo turno se iniciou às 12h e terminou às 16h, quando ocorreram os avanços da votação. O terceiro turno começou às 16h e terminou às 20h30, com a divulgação e repercussão dos resultados.
Na segunda-feira seguinte à votação, uma parte da equipe que esteve na cobertura voltou à redação, para consolidar as reportagens de repercussão dos resultados e finalizar a cobertura.
Cobertura é tradição do curso
A cobertura das eleições é uma atividade pedagógica tradicional do curso de Jornalismo da PUCPR, que acontece a cada dois anos, em todo ciclo de votação. O professor Renan Colombo explica que a dinâmica é muito importante para o desenvolvimento dos estudantes. “Cobrir eleições é uma oportunidade valiosa para o corpo de alunos, porque os coloca em contato direto com a realidade da profissão. Quando estão na rua acompanhando a votação de candidatos, por exemplo, os estudantes atuam ao lado de jornalistas profissionais, e potencializam a aprendizagem”.
Produção
Confira, abaixo, as principais reportagens produzidas pelos estudantes durante a cobertura.
Ratinho Junior é reeleito para o governo do Paraná
Sérgio Moro se elege senador pelo Paraná
Símbolos da Lava Jato, Moro e Dallagnol são eleitos no Paraná
Bolsonaro e Lula disputarão segundo turno da eleição presidencial
Bolsonaro repete desempenho e ganha eleição no Paraná
Mais de 60% dos deputados federais do Paraná são reeleitos
Ex-prefeitos de Curitiba: Richa se elege deputado federal; Fruet é derrotado
29 deputados estaduais se reelegem no Paraná
31 candidaturas à Assembleia Legislativa do Paraná estão sub judice