Bolsonaro e Lula disputarão segundo turno da eleição presidencial

por Luís Gustavo Bocatios
Bolsonaro e Lula disputarão segundo turno da eleição presidencial

Disputa entre os candidatos será decidida no dia 30 de outubro

Por Luís Schuh Bocatios

Na noite de domingo (02), o TSE apontou que a disputa presidencial irá para o segundo turno, no qual se enfrentarão os candidatos Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A conclusão da apuração das urnas deu o número final de 48,43% dos votos para o petista, e 43,20% para o atual presidente. Em terceiro lugar ficou Simone Tebet (MDB), com 4,16%, e, em quarto, Ciro Gomes (PDT), com 3,04%.

Ratinho Junior é reeleito para o governo do Paraná

Sérgio Moro se elege senador pelo Paraná

Símbolos da Lava Jato, Moro e Dallagnol são eleitos no Paraná

Bolsonaro repete desempenho e ganha eleição no Paraná

Mais de 60% dos deputados federais do Paraná são reeleitos

29 deputados estaduais se reelegem no Paraná

31 candidaturas à Assembleia Legislativa do Paraná estão sub judice

Contrariando os institutos de pesquisa, que davam a Bolsonaro um teto de 37% dos votos, o presidente liderou a apuração durante a maior parte da noite, enquanto o índice de apuração era maior nas regiões sul e sudeste. À medida em que a apuração avançou nas urnas do Nordeste, o ex-presidente Lula se aproximou cada vez mais, até que assumiu a liderança, e dela não saiu mais.

Em números totais, o petista teve mais de 57 milhões de votos, enquanto Bolsonaro chegou a 51 milhões. Ambos foram os candidatos mais votados no primeiro turno de uma eleição na história do Brasil. Para vencer nesse domingo, Lula precisava de apenas mais dois milhões de votos – pouco mais do que a soma dos votos de todos os candidatos além dos quatro primeiros.

Mesmo assim, o ex-presidente teve uma vantagem expressiva sobre o atual, com seis milhões de votos a mais. Apesar da decepção de seus eleitores que esperavam uma vitória no primeiro turno, o favoritismo de Lula permanece forte, tendo em vista que ele precisa apenas de 1,6% de novos eleitores.

Vale ressaltar que os principais institutos de pesquisa – Datafolha e Ipec – ficaram muito próximos da realidade em relação a quase todos os candidatos. Na pesquisa divulgada na véspera da eleição, o Ipec previa Lula com 51% dos votos válidos, com uma margem de erro de dois pontos percentuais – a mesma que o Datafolha, que deu 50% dos votos ao ex-presidente. Em relação aos outros candidatos, os institutos também acertaram dentro da margem de erro; o Ipec deu 5% a Ciro Gomes e Simone Tebet, enquanto o Datafolha cravou que a MDBista seria a terceira colocada, com 6% dos votos contra 5% de Ciro.

Além da disputa presidencial, eleitores de doze estados ao redor do Brasil voltarão às urnas para escolher o governador de seu estado. O segundo turno ocorrerá no dia 30 de outubro, e a posse dos eleitos será no primeiro dia de 2023.