Ratinho Junior é reeleito para o governo do Paraná

por Luís Gustavo Bocatios
Ratinho Junior é reeleito para o governo do Paraná

Por Luís Schuh Bocatios

Eleição definida no primeiro turno decidiu que Carlos Massa Junior continuará como governador do estado até 2026

O governador Ratinho Junior foi reeleito para o cargo de governador do Paraná. Com mais de 80% das urnas apuradas, a vitória do governador foi confirmada pelo TRE, pouco mais de duas horas e meia após o início da apuração. Ele enfrentou outros oito candidatos, dentre os quais o ex-governador Roberto Requião, que foi seu principal adversário. Ratinho chegou a 69,64% dos votos, contra 26,23% do adversário.

Sérgio Moro se elege senador pelo Paraná

Símbolos da Lava Jato, Moro e Dallagnol são eleitos no Paraná

Bolsonaro e Lula disputarão segundo turno da eleição presidencial

Bolsonaro repete desempenho e ganha eleição no Paraná

Mais de 60% dos deputados federais do Paraná são reeleitos

Ex-prefeitos de Curitiba: Richa se elege deputado federal; Fruet é derrotado

29 deputados estaduais se reelegem no Paraná

31 candidaturas à Assembleia Legislativa do Paraná estão sub judice

Além deles, concorriam ao pleito Adriano Teixeira (PCO), Prof. Ângela (PSOL), Professor Ivan (PSTU), Joni Correia (DC), Ricardo Gomyde (PDT), Solange Ferreira (PMN) e Vivi Motta (PCB).

História

Filho do apresentador de TV Carlos Massa, o “Ratinho”, o governador tem 41 anos e é natural de Jandaia do Sul, cidade com pouco mais de vinte mil habitantes na região metropolitana de Maringá. Formado em Marketing e pós-graduado em Direito, iniciou sua trajetória política aos 21 anos, quando se candidatou ao cargo de deputado estadual em 2002, pelo PSB. Foi eleito como o deputado mais votado do partido no estado, com quase 190 mil votos. Em 2006, pelo PPS, foi eleito o segundo deputado federal mais votado no Paraná, com mais de 205 mil votos. Em 2010, foi reeleito como o deputado federal mais votado da história do estado, com quase 360 mil votos.

Em 2012, concorreu a seu primeiro cargo executivo, a prefeitura de Curitiba. Chegou ao segundo turno contra Gustavo Fruet (PDT), mas foi derrotado. Em 2014, voltou ao legislativo e foi eleito o deputado estadual mais votado do Brasil, com mais de 300 mil votos.

Já em 2018, se candidatou ao governo do Paraná e foi eleito em primeiro turno, beirando 60% dos votos. Nesse ano, enfrentou Roberto Requião, um dos maiores nomes da história da política paranaense, fortalecido pela filiação ao PT e apoio do ex-presidente Lula, mas não teve dificuldades para vencer a eleição.