Memorial da segurança de Curitiba usa a tecnologia a favor da segurança no trânsito

por Giovanna Catapan
Memorial da segurança de Curitiba usa a tecnologia a favor da segurança no trânsito

Simuladores são utilizados para mostrar os riscos de andar no trânsito sem o cinto de segurança

Por Giovanna Catapan | Foto Giovanna Catapan 

O memorial da segurança no trânsito conta com projeções em 3D, imagens holográficas,  simulador de tombamento, simulador de batida com óculos de realidade virtual e um ônibus biarticulado suspenso que conta a história da criação do biarticulado até os dias atuais.

Localizado na Cidade Industrial de Curitiba, o memorial utiliza simuladores para tentar conscientizar os motoristas quais são os riscos de andar de carro sem o cinto de segurança. 

Ariza Sozzo, responsável pelo memorial, afirma que muitas pessoas mudaram a maneira de pensar após visitar o memorial. Um caminhoneiro veio até o memorial e  relatou que não utilizava cinto no caminhão. Anos depois, sua sobrinha veio até o espaço e disse que após conhecer os riscos que ele corria. Passou a utilizar o cinto e isso salvou a vida dele de morrer em um acidente de trânsito, conta Ariza. Entre as atrações estão o simulador de capotamento, simulador de crash-test, que demonstra o impacto do corpo com a batida do carro e as projeções em realidade aumentada. O sistema é baseado no seu peso e mostra o impacto que seu corpo sofre ao receber após uma batida. Conforme a velocidade que o motorista está dirigindo, o impacto é diferente também. 

A visitante Edneia Gomes afirma que o espaço é muito interessante, pois traz à mente a importância de utilizar o cinto de segurança. Eu já utilizava o cinto de segurança no carro, mas ver os riscos de andar sem cinto me fez pensar em nunca andar de carro sem cinto. Pois o cinto salva vidas de algo pior.

Em funcionamento desde 2016, o memorial recebe visitas de quarta a sábado, das 9h às 17h. Para conhecer o memorial é necessário fazer o agendamento prévio pelo site, visto que os grupos são com no máximo 25 pessoas. Exceto na pandemia, que o limite foi de 10 pessoas para que houvesse o cumprimento dos protocolos contra a Covid-19. A entrada no memorial é gratuita. 

Serviço: 

Horário de funcionamento: 9h às 17h 

Endereço: Rua Eduardo Sprada 6447, Cidade Industrial de Curitiba, Cep 81290-260 

Entrada: Gratuita  

Agendamento: pelo site do memorial de segurança: https://www.memorialdaseguranca.com.br/

Algumas dicas que podem salvar sua vida: 

Usar cinto ao entrar no carro;

Não utilizar o celular ao dirigir;

Respeitar os limites da rodovia;

Não fazer ultrapassagens indevidas; 

Não ingerir álcool ao dirigir;

Fazer as revisões periódicas;

Ter dormindo bem;

Usar o farol em vias com neblinas; 

Não correr com a pista molhada

https://sentran.com.br/as-principais-causas-de-acidentes-de-transito-no-brasil/

 

Algumas das causas de acidentes