4 dicas para não cair nas fake news

por Izabelly Lira
4 dicas para não cair nas fake news

O Portal Comunicare investigou o que faz a população acreditar em notícias falsas e compartilhá-las

Por Camila Dariva e Izabelly Lira

As notícias falsas, popularmente conhecidas como fake news, são criadas e compartilhadas diariamente na internet. Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) analisou cerca de 126 mil notícias que circularam na rede social Twitter entre 2006 e 2017. O resultado do estudo dos tuítes e retuítes mostrou que a chance de uma notícia falsa ser repassada é 70% maior do que a de notícias verdadeiras.

O Portal Comunicare pontuou quatro dicas para que você fique menos tentado a acreditar nas fake news ou disseminá-las na internet:

Impulsionadas pela mídia e pela sociedade

A professora de sociologia da comunicação Adalgisa Oliveira afirma que existem três questões que pautam a prática de compartilhamento das fake news no Brasil: o hábito de brincar com a realidade que o brasileiro possui e de se utilizar do humor para lidar com a realidade, o uso das notícias falsas para garantir maior audiência e a mídia como quarto poder na sociedade do país.

Ela afirma que a mídia brasileira divulga notícias falsas para desviar a atenção do público da realidade do país, principalmente na questão política: “Precisamos lidar com isso, quanto mais informados nós formos, mais vamos saber lidar. As pessoas que não reconhecem as notícias falsas não tem o repertório pra saber reconhecer a linguagem diferente e o hábito de chegar a informação em outros sites”.

No universo do Jornalismo, de acordo com o jornalista e especialista em desenvolvimento cultural Paulo Camargo, as fake news sempre estiveram presentes, mas foram difundidas ainda mais com o advento da internet. “Pra muita gente, não tem distinção entre canais de Youtube e portais da grande mídia, além de veículos tradicionais e independentes. Entre quem tem credibilidade e quem não tem. E diante dessa imensa variedade de vozes existe oportunismo”.

Meme: notícias falsas – notícias falsas por todo lugar

Análise da população

Oito entre doze pessoas já acreditaram em notícias falsas, de acordo com uma pesquisa realizada pelo Portal Comunicare, com o intuito de mapear a abrangência das fake news no Paraná. Do total de pessoas respondentes, seis não verificam as notícias antes de compartilhar em redes sociais e em grupos de chat. As que checam autenticidade da informação, procuram pesquisar em sites noticiosos de credibilidade, principalmente da mídia tradicional.

Teste sua habilidade

Preparamos um quiz para testar suas habilidades ao diferenciar algumas notícias falsas de verdadeiras. Para responder ao teste, clique aqui. Boa sorte!

via GIPHY