5 cidades para se apaixonar da Colômbia

por Ex-alunos
5 cidades para se apaixonar da Colômbia

Após o acordo de paz, a Colômbia se tornou um dos destinos favoritos ao escolher onde curtir as férias

Por: Juan Camilo Bautista Santander

Devido à sua grande riqueza e diversidade, este país oferece destinos turísticos para todos os gostos, para quem gosta do mar, é um dos poucos países que possui dois oceanos (Caribe e Pacífico); se você gosta da cidade e dos centros comerciais, pode visitar Bogotá, Medellín, Bucaramanga, entre outros: para quem prefere a atmosfera colonial, pode ir a Barichara ou Villa de Leyva; mas se o você quer é aventura e adrenalina, não pode perder a oportunidade de viajar ao estado de Santander e conhecer San Gil, a capital turística, ali pode praticar esportes radicais, como canoagem pelo rio Fonce ou o pular de bungee jumping. Se, depois dessas dicas, você ainda não sabe qual parte da Colômbia deseja conhecer, eu lhe direi 5 destinos onde você pode passar suas férias. 

CARTAGENA 

Cartagena é uma cidade colombiana que tem crescido cada vez mais entre os destinos dos brasileiros que viajam pela América Latina, uma dessas cidades que evoca história, romantismo, elegância, diversão e beleza natural. É o segundo destino mais visitado por estrangeiros e um dos favoritos para quem quer desfrutar de boas férias em seu país, cercado por imponentes muralhas e fortificações que antes o protegiam de ataques de piratas e corsários. Declarada Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco em 1984, pela preservação de sua identidade colonial, com ruas de pedra onde o tempo parece não ter passado, é uma viagem perfeita para ser transportada na história e esquecer tudo. 

Muralhas do centro histórico. Cartagena, Bolívar, Colômbia

VILLA DE LEYVA 

Sem dúvida, a beleza de sua arquitetura, sua praça empedrada, suas ruas tranquilas e seu clima mediterrâneo são o ponto forte da bela vila. Nomeada várias vezes como o município mais bonito da Colômbia, é uma bela cidade colonial localizada a apenas 3 horas da capital colombiana e que, graças aos seus detalhes encantadores, é apresentada como um destino turístico emergente, com muitas possibilidades de desfrutar. 

Caracterizada pela sua atmosfera romântica e encantadora, a Plaza Mayor de Villa de Leyva é o local ideal para passear pelas ruas em casal, em família e até individualmente, pois é muito limpo, seguro e tranquilo, independentemente da hora do dia. A visita, atualmente serve como palco para grandes eventos como o Festival de Astronomia, que convoca milhares de especialistas e fãs em janeiro para observar corpos celestes. Outro grande evento acontece em agosto, como o mês perfeito para curtir o Festival de Comentários Villa de Leyva, e em dezembro o festival de luzes, onde o céu está cheio de mil formas e cores. 

Plaza mayor de Villa de Leyva

MEDELLÍN 

Medellín se eleva mais de mil metros acima do nível do mar. Sua altitude atribui um clima agradável. Com isso, torna-se a cidade primaveril da Colômbia, características que fizeram de Medellín uma das cidades mais visitadas da Colômbia. Além disso, esta é uma das cidades da Colômbia e da América Latina com maior oportunidade de crescimento. 

Quanto ao turismo, sua diversidade cultural deu a característica de um centro cultural. Isso graças às suas festividades reconhecidas. Como é nesta bela terra celebrações são realizadas localmente, nacionalmente e internacionalmente, como “A Feira das Flores”, que acontece nos primeiros dias de agosto. Algumas pessoas dizem que a Feira das Flores é o carnaval de Medellín, é claro, não é exatamente o carnaval que os brasileiros estão acostumados, mas alguns aspectos podem ser semelhantes, como danças e clima de festa. 

A celebração começa sexta-feira à noite com um show de abertura. Na ultima feria, mais de sessenta mil pessoas se reuniram na região da estação de metrô “Estadio” para começar mais um ano de tradição. 

Nos outros dias da feira, existem muitos eventos espalhados por toda a cidade. Há programação para todos os gostos e idades e, o mais importante, grátis. Exposições no jardim, desfiles de carros antigos, shows, competições de fotografia e shows de dança são apenas alguns dos eventos que você encontrará. 

“Desfile de Silleteros”, feria de las flores, Medellín, Colômbia

SAN ANDRÉS 

Este paraíso colombiano é cada vez mais o cenário das férias de nacionais e estrangeiros que encontram em suas belezas naturais e atrações uma razão para voltar e voltar. San Andres, Providencia e Santa Catalina, é um espírito caribenho, em suas ruas e em seu povo reflete-se a herança racial, uma mistura de raças que orgulhosamente ergueram as fundações de um lugar que vive com calma. 

Sua condição de porto franco permite, há décadas, que sua economia seja energizada e que pessoas de todo o território continental a considerem uma referência obrigatória para o turismo na Colômbia e decidiram permanecer neste lugar onde o azul do céu e o de suas águas estão confusas no horizonte. 

Paola Lara é brasileira e mora há um ano na Colômbia, ela acha que a ilha de San Andrés é seu destino preferido, “Fiquei um final de semana lá e já bastou para ficar encantada com as belezas naturais da ilha. San Andrés é conhecido por ter um mar de sete cores e posso garantir que consegui ver todas elas, sendo a minha preferida o azul turquesa que só consegui ver em alguns lados da ilha” Esse destino é o ideal pra qualquer pessoa que ama praia, ama contato com a natureza e ama mergulhar, uma vez que a água é tão transparente que podemos ver perfeitamente até 30m de profundidade. 

As atrações turísticas estão na ordem do dia: Johnny Cay, O hoyo sopladorCayo cangrejo, o mar de sete cores, são algumas das mais visitadas e desejadas pelo turismo na Colômbia e no resto do mundo. Este lugar magnífico não é apenas considerado um local emblemático do turismo americano, mas também em todo o mundo, em suas praias e vegetação verde, pessoas de todo o planeta foram protegidas em busca de tranquilidade e inspiração. 

Johnny Cay, Ilha de San Andrés, Colômbia

BOGOTÁ 

Embora não tenha sol e praia, a capital colombiana é sempre e será um dos destinos mais atraentes para férias, Bogotá é uma cidade inclusiva, com boates e boates para diferentes gostos. Sua oferta cultural é muito ampla e inclui museus, galerias, bibliotecas e exposições ao ar livre. No mês de julho foi escolhida ganhadora do prêmio como o principal destino de reuniões e conferências na América do Sul 2019. 

A gastronomia é um ponto a favor deste lugar. Onde predominam sabores nativos. Eles convivem fraternamente com a gastronomia estrangeira. O que é abundante nos muitos restaurantes que dão vida a Bogotá. E se você está procurando algo mais natural, pode escalar seu famoso monumento natural, a colina de Monserrate. 

Torre Colpatria, Bogotá D.C, Colômbia

 Mateus José Cuervo, mestre em turismo da UFPR e diretor da REI Curitiba (Rede de estudantes de intercambio) considera que o Brasil e a Colombia são dos paises muito similares para o turismo, já que as principais ofertas de viagem são destinos de sol e praia, ou, por exemplo Medellín, esta cidade é um destino famoso para os estrangeiros pelas comunas e pelo urbanismo social, assim como o Rio de Janeiro, que atualmente oferta visitas guiadas nas favelas para os turistas, “Pode parecer um pouco estranho de início pensar que as comunas e as favelas atraiam visitantes, mas o turista também se encanta pelo diferente, por aquela experiência que tira ele da zona de conforto”.  

De acordo com dados publicados pelo Ministério do Comércio, Indústria e Turismo, “a visita de estrangeiros em 2018 aumentou 10,4% em relação ao ano anterior, por nacionalidades, Os Estados Unidos contribuíram com um total de 574.559 visitantes, seguidos pela Argentina, com 186.482; Brasil (181.033); México (167.209) e Equador (149.027)“. 

Os brasileiros não precisam de passaporte para entrar na Colômbia, apenas mostrando seu cartão de identificação. No entanto, outros documentos, como carteira de motorista, certidão de nascimento e número de previdência social, não são aceitos. 

No total, cinco companhias aéreas oferecem voos para Bogotá de São Paulo ou Rio de Janeiro: TAM, Avianca, Copa, LAM e Taca. Lá você chegará ao Aeroporto Internacional El Dorado, este é o mais importante na Colômbia e o terceiro mais movimentado da América LatinaPara chegar ao centro da cidade, o aeroporto oferece um serviço de táxi na saída dos terminais. A tarifa mínima é de 4.100 pesos colombianos (R $ 4,99). Outra opção é alugar um carro de uma das empresas que oferecem o serviço dentro do terminal. Na Colômbia, os brasileiros podem usar suas carteiras de motorista nacionais para dirigir. 

O peso colombiano é a moeda oficial do País, um real são aproximadamente 800 COP. A troca de reais por pesos pode ser feita tanto na Colômbia como no Brasil, troque apenas o necessário para evitar o retorno com a moeda estrangeira. Além disso, as empresas locais não aceitam reais ou dólares como pagamento. Sabendo disso, o que você espera para viajar á Colômbia? Como uma frase popular diz, o único risco é que você queira ficar.