Alunos da PUCPR vencem projeto da RPC “Adote Uma Causa”

por Marina Prata
Alunos da PUCPR vencem projeto da RPC “Adote Uma Causa”

Estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda fazem parte da equipe vencedora do projeto promovido pelo Instituto GRPCOM

Por Marina Prata

Três alunos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) são parte da equipe vencedora do projeto Adote Uma Causa 2019, promovido pelo Instituto GRPCOM. Andrey Ribeiro, 18 anos; e Marina Prata, 19 anos; cursam Jornalismo. Já Bruna Göhr, 18, é aluna de Publicidade e Propaganda. A edição deste ano, que ocorreu em setembro, teve a participação de seis alunos da Escola de Comunicação e Artes da PUCPR.

O projeto Adote Uma Causa é uma iniciativa do Instituto GRPCOM e acontece anualmente. Alunos de cursos de Comunicação e Design de diversas universidades são selecionados e divididos em equipes, com o objetivo de criar uma campanha publicitária transmídia para uma causa social. Ao longo de duas semanas, os alunos participam de módulos capacitantes com profissionais de diversas áreas do grupo GRPCOM, como a emissora RPC, as rádios 98 FM e Mundo Livre FM, e os jornais Gazeta do Povo e Tribuna.

Ao final do curso, os alunos apresentam um plano de campanha para a causa que escolheram, contemplando todos os veículos de comunicação do GRPCOM. Durante o processo, as equipes realizam mentorias com os profissionais que ministraram os módulos, além de terem o apoio de agências de publicidade “madrinhas” e de um “padrinho” famoso que trabalha em algum dos veículos. O Adote Uma Causa é realizado em Curitiba e também nas filiais do GRPCOM em Maringá, Foz do Iguaçu, Cascavel, Umuarama, Ponta Grossa e Londrina.

Mariane Maio, coordenadora do Adote Uma Causa, avalia que todos os envolvidos tem a ganhar com o projeto. “Os universitários tem uma aproximação com o mercado, as organizações sociais expõem seu trabalho para futuros comunicadores que podem contribuir com as causas, e o GRPCOM ganha um banco de talentos importante”. Mariane ressalta que os feedbacks do projeto desse ano foram muito positivos, tanto dos alunos quanto dos diversos profissionais envolvidos.

Foto: Adote Uma Causa

A causa do grupo vencedor é o incentivo à adoção de animais adultos e idosos. A campanha proposta será produzida profissionalmente e veiculada na RPC, no jornal Tribuna e na Rádio 98 FM. “Durante o processo de pesquisa sobre a causa, nos deparamos com a realidade de que animais filhotes são mais procurados para adoção do que animais adultos, mas os mais velhos são a maioria em abrigos”, explica a participante Bruna Göhr. “Foi assim que chegamos ao conceito da campanha, o que nos deu uma boa base de argumentação”.

Bruna analisa que o contato com profissionais da comunicação abriu as portas do mercado de trabalho, e articular com estudantes de diversas áreas ajudou a expandir seus horizontes.  Ela conta que se sensibilizou com o terceiro setor durante o Adote, e agora pretende fazer trabalho voluntário. “A experiência agregou muito na minha vida acadêmica e profissional, adiantou muitos conhecimentos. Fiquei muito feliz com o resultado, e também com tudo que aprendi”.

O participante Andrey Ribeiro conta que a experiência do Adote agregou conhecimentos de diversas áreas da comunicação, e incentiva que alunos participem das próximas edições. “Aprendi coisas que não tinha visto na faculdade, e é importante trazer essa prática para dentro da universidade e também para o mercado de trabalho”, ressalta.

A edição de 2020 do Adote Uma Causa, prevista ainda para o primeiro semestre, já possui uma lista de interessados. Para ficar por dentro das informações do projeto, os alunos podem se cadastrar no site abre.ai/adoteumacausa2020 ou seguir o perfil oficial do Adote @adote.umacausa no Instagram.