Alunos da UFPR também estão sem previsão de volta às aulas

por Sophia Becker da Gama
Alunos da UFPR também estão sem previsão de volta às aulas

Confira os relatos dos calouros e dos formandos da UFPR de 2020.

Por Guilherme Kruklis, Laura Luzzi e Sophia Gama

A Universidade Federal do Paraná está com as aulas suspensas por tempo indeterminado devido a crise do coronavírus. As aulas estavam previstas para voltarem no dia 2 de maio, mas o prazo foi adiado devido ao agravamento do número de casos no estado e no país. Além da suspensão das aulas, o vestibular anual da UFPR corre o risco de ser cancelado, já que muitos alunos não conseguem estudar em casa e não se sabe a situação da doença até outubro, mês em que a prova normalmente é realizada.

A caloura de Arquitetura e Urbanismo, Carolina Sommer, diz que, apesar de estar chateada com o cancelamento das aulas, se considera numa posição privilegiada por poder ficar em casa e ter acesso a materiais extras postados por alguns professores. Ela conta que teve apenas duas semanas de aula, sendo que a primeira foram apenas integrações para os calouros. “Era meu primeiro semestre, já estou há mais de um ano e meio esperando para entrar na faculdade”, acrescenta Carolina. 

Apesar dos departamentos da faculdade terem discutido a possibilidade de aulas remotas, como sistema municipal e a rede privada estão fazendo, a falta de acessibilidade de muitos alunos impede a realização desse processo.

Já, João Bernardo Mansur, que está no último período do curso de Economia na UFPR, comenta que se sente aliviado por ter conseguido um emprego sem ter que apresentar o diploma antes da suspensão das aulas. João diz que o semestre letivo só deveria voltar a partir de agosto, mesmo que isso signifique ter um semestre perdido. “O mais importante agora é sermos conscientes e pensarmos no bem maior para a nossa sociedade como um todo”, afirma Mansur.