Átrio dos Gentios promoveu encontro sobre pedagogia e esperança

por Carla Giovana Tortato
Átrio dos Gentios promoveu encontro sobre pedagogia e esperança

Os convidados, Daniel Stigliano e Rosely Sayão, falaram sobre a importância da esperança no ambiente escolar

Por Carla Tortato e Laura Luzzi

Em sua quarta edição, o Átrio dos Gentios promoveu, na última sexta-feira (13), um seminário para educadores com a presença da psicóloga e consultora educacional Rosely Sayão e com o assessor pedagógico e Doutor em Educação Daniel Stigliano. Este ano, o tema do evento foi  “Francisco e os Horizontes de Esperança”.

O seminário discutiu a temática “Por uma educação em saída: pedagogia e educação”. Na ocasião, Stigliano e Rosely ressaltaram que a esperança dos alunos está ligada a educação, pois a escola abre caminhos para o futuro dos jovens.

Durante o seminário, os convidados destacaram a importância do diálogo com os alunos e professores para que a educação encante os jovens estudantes e os estimule. Isso porque, segundo eles, as vagas de ensino aumentaram, mas não se adaptaram às novas demandas educacionais. De acordo com Stigliano e Rosely, há a necessidade de mudança na estrutura da educação, pois as escolas têm tratado os alunos de forma massificada.

Para Stigliano, os estudantes sentem que aprendem muita coisa que não serve para nada, que não os interessa, por isso, existe a necessidade de trabalhar a educação de forma diferente. Segundo ele, a ideia de planificar o ensino – ou seja, ensinar os conteúdos de forma cronometrada e homogeneizar os estudantes – desmotiva os jovens. “Eu creio que temos que estar dispostos a ouvir uma boa pergunta feita por um jovem que faz porque tem interesse, pois ela pode dar lugar a melhor das aulas”, diz o Doutor em Educação.

O Átrio dos Gentios é um evento organizado pelo Instituto Ciência e Fé da PUCPR e está na sua quarta edição. Este ano a programação traz uma reflexão sobre a esperança, tema de afinidade entre o São Francisco de Assis e o Papa Francisco.