Comediantes planejam levar humor curitibano para outras capitais

por Gustavo Malinowski
Comediantes planejam levar humor curitibano para outras capitais

Da internet para o mundo, humoristas de Curitiba falam sobre exportar a cultura da cidade para outros cantos do país

Por: Gustavo Malinowski, Stephanie Carneiro e Vinicius Sech | Foto por: Stephanie Carneiro

Os humoristas do Tesão Piá, conhecidos pelas peças de stand-up em Curitiba, levam a cultura e o verdadeiro dicionário curitibano para outras capitais. Eles buscam trazer problemas do cotidiano de maneira leve e descontraída através de histórias narradas, encenações e canções durante suas apresentações. Além de muitas risadas, o grupo também mostra como a comédia vem promovendo a inclusão e aceitação.

Tesão Piá e o Jeitinho Curitibano

Os comediantes vêm mostrando nos seus mais de 10 anos de existência a imagem do curitibano que é fechado e quieto, mas que gosta de dar risada de si mesmo e das famosas “curitibanices” do dia a dia da capital paranaense.

Cadu Scheffer, um dos integrantes, ainda falou mais sobre o jeitinho curitibano e o que espera do próximo show em São Paulo e sobre uma possível turnê nacional.

Como é representar o jeito curitibano no cenário nacional do stand-up?

‘’Nós nos representamos muito bem, né?! Somos daqui, respiramos Curitiba. Acho que, realmente, um show mais curitibano que o nosso não existe. O problema é que quem não é de Curitiba fica boiando um pouco, mas acaba absorvendo nossa cultura e aprende por tabela das coisas que tiramos sarro’’.

Como é o futuro que vocês estão planejando, e ir para São Paulo espalhar essa ‘’curitibanice’’ para outras capitais do país?

‘’O show de São Paulo é um experimento para nós. O que nós iremos fazer lá? Bom, terão curitibanos que irão assistir ao show, mas vão ter paulistas também e que não conhecem Curitiba por completo. Então, essa experiência vai ser uma mescla. Iremos vender Curitiba para aqueles que querem ver o conteúdo Curitiba, mas também vamos vender um pouco do conteúdo mais genérico. Se isso der certo, nós pretendemos ir para outros lugares, tipo Rio de Janeiro, Minas, Floripa, Porto Alegre etc. Mas sempre, 50% dos shows vão ter que ser sobre Curitiba, porque é o que as pessoas conhecem dos vídeos e esperam por isso’’.

Stand-up

O stand-up é uma das principais atrações de Curitiba, que vai além de proporcionar bom humor aos curitibanos, sendo uma ferramenta para abordar questões sociais em pauta, como feminismo, inclusão de pessoas com deficiência (PCD) e a comunidade LGBTQIA+. Comediantes vêm usando o entretenimento para ir além do palco, tornando temas recorrentes mais acessíveis ao público.

Além do humor, o grupo abraça a inclusão

Claudinho, conhecido como Ahnão e membro do Tesão Piá, que além de representar a comédia curitibana, representa as pessoas com deficiência no Stand-Up fala sobre seu começo nos palcos. Ele compartilha sua experiência inicial nos palcos e enfatiza a importância da aceitação, permitindo que as pessoas riam com ele.

‘’Eu fui aceito, comecei com cinco minutos, depois dez, tanto que em 1 ano eu já estava aqui no Comedy Club. Já tinha um caminho aberto por conta dos meus quase 15 anos de teatro. Então para mim foi mais fácil, era sempre uma novidade quando eu ia para outras cidades e meu show sempre foi diferente, mostrando um lado mais marrento e bravo. Eu dou a liberdade para as pessoas rirem de mim, então acaba ficando fácil’’.

Sente que isso ajudou você e outras pessoas a entenderem e aceitarem mais, encorajando aqueles que não estão no ‘’padrão’’ a fazer stand-up?

“Vai da gente, eu e o Fagner temos uma cena onde nos encontramos e começamos a se “ofender”, mas é uma brincadeira entre nós, as pessoas ficam “assim” e de repente começam a rir e riem de dois deficientes, então é aceitação.”

A comédia em Curitiba tem ocupado espaços que vão além do riso: ela se tornou um reflexo das questões sociais e é uma plataforma usada para desafiar alguns estigmas, tudo enquanto o grupo Tesão Piá espalha e celebra o jeitinho curitibano único e marcante.