Curta “Combustão espontânea” expõe conflitos da adolescência

por Carolina Senff
Curta “Combustão espontânea” expõe conflitos da adolescência

Ao longo dos 25 minutos de filme, a angústia da personagem leva o espectador a uma jornada de autoconhecimento, maturidade e conquista de liberdade

Por Carolina Senff | Foto: Felipe Benato 

Combustão Espontânea expõe a difícil realidade dos jovens ao tomarem grandes decisões que mudarão suas vidas. O filme dirigido e escrito por Pedro de Lima e produzido por Marcelo Hancke a pressão social para determinar o futuro de uma jovem. O tom intimista é um reflexo de experiências pessoais de integrantes da equipe, como o diretor e o produtor. O curta produzido dentro do LabCine passará por uma série de festivais e após um ano, aproximadamente, virá de fato a público. 

Ao longo de 25 minutos, a angústia da personagem dá o tom do filme e leva o espectador a uma jornada de autoconhecimento, maturidade e conquista de liberdade. A relação conflitante de Mia com seus pais aproxima a personagem da realidade e sua relação com a melhor amiga colabora com o enredo. Combustão Espontânea conta com uma equipe de 22 integrantes, mais de quatro meses de produção e cinco diárias de gravação, incluindo noturnas.  

O cinema de gênero foi trabalhado em Combustão Espontânea  partir do drama. O diretor do filme conta que esse era o melhor gênero para trazer a carga emocional que a história precisava, além de ser um gênero que tende a impactar o público da forma que ele desejava. O produtor afirma que foi um processo muito natural até se chegar ao drama, como se fosse um desejo da história. 

Diretor e Produtor do filme Combustão Espontânea

O produto Marcelo Hancke conta que a conexão criada com o diretor ao longo da produção foi fundamental para a execução do projeto. Hancke ainda relata a importância de seu trabalho dentro do set. “Como produtor eu cuidava de tudo que eu podia para permitir que o Pedro só se preocupasse com o criativo”. Na noite de estreia do evento, o cineasta se emocionou ao relatar o esforço de toda a equipe. Ele diz que em alguns momentos chegou a duvidar que daria certo, mas que aos poucos os percalços foram superados e o projeto foi tomando forma. 

O diretor de Fotografia, Matheus Keiber conta que a certeza que Pedro de Lima tinha do que desejava ao roteiro trouxe a liberdade dentro de set de falar quando o trabalho estava bom e quando ainda não tinha chegado aonde queriam. Foi o primeiro filme que o diretor fez e acredita que agregou muito à sua carreira. O fotógrafo diz estar confiante nas chances de o curta sser premiado em festivais. 

Claudia Hancke, mãe do produtor comenta que foi preciso criar uma rede de apoio para que o trabalho fosse executado da melhor forma. Segundo ela, a produção foi extremamente complexa e exigiu uma parceria da família com a equipe. Para Joselito de Lima, pai do diretor de Combustão, mais que um trabalho acadêmico, o filme tornou-se um projeto profissional relevante por mobilizar uma temática importante. 

Pré-estreia 

 

Marcelo Hancke na mesa redonda da Pré-estreia

Combustão Espontânea teve sua pré-estreia no dia 25 de outubro, no Festival LabCine, realizado na Cinemateca de Curitiba. Convidados do diretor, produtor e da equipe estiveram presentes para uma exibição do filme e em seguida aconteceu uma mesa redonda composta pelo diretor e o produtor de Combustão Espontânea, as diretoras de Elefante Azul (outro filme produzido pelo LabCine) e o professor coordenador do projeto, Marcelo Munhoz. 

Pedro de Lima na mesa redonda da Pré-estreia

Diretor e Produtor de Combustão Espontânea com as atrizes do filme

Festivais 

Agora Combustão Espontânea passará por uma série de festivais ante de vir a público. Por um período aproximado de um ano, o curta será
exibido em

festivais de todo o Brasil e tentará participar de festivais internacionais. 
 

O circuito de festival é a oportunidade de dar mais visibilidade para o projeto e para a carreira pessoal de cada integrante da equipe, além de agregar muito para o currículo de todos. O filme também pode ser premiado dependendo o modelo de cada festival que ele participará.  

Após esse período o filme Combustão espontânea será disponibilizado no Vimeo. 

Combustão Espontânea 

Para acompanhar a jornada de Combustão Espontânea, siga o Instagram do projeto (@combustaocurta). O filme também está disponível para críticas na rede social de cinema Leterboxd. Para acessar clique neste link. 

Acesse o site do LabCine para mais informações e confira a entrevista exclusiva dada pelo diretor e produtor do filme no YouTube do Portal Comunicare.