Confira 5 iniciativas que promovem a distribuição de alimentos em Curitiba

por Juliane Capparelli
Confira 5 iniciativas que promovem a distribuição de alimentos em Curitiba

Os projetos buscam diminuir as dificuldades enfrentadas por moradores em situação de vulnerabilidade na cidade

Por Juliane Capparelli, Letícia Fortes e Maria Eduarda de Souza | Foto: Divulgação/Mãos Invisíveis

Com a pandemia da Covid-19 houve um aumento de quase 17% no número de famílias que recorreram a algum tipo de auxílio em Curitiba. Em 2020, a Fundação de Ação Social (FAS) inseriu quase 22 mil famílias no Cadastro Único, totalizando 128.853 até dezembro do mesmo ano na capital paranaense. Por meio desse cadastro, é possível identificar as famílias de baixa renda e incluí-las em programas de assistência social e redistribuição de renda. Com isso, a importância de iniciativas que distribuem comida para os mais vulneráveis se tornou ainda maior. Curitiba conta com diversos projetos, confira a lista abaixo com cinco deles

  1. Projeto Luz

Desenvolvido por Luciana Almeida, o projeto conta com ajuda de voluntários e da arrecadação de alimentos por meio de campanhas no Instagram. Entre as principais iniciativas, estão a distribuição de sopas para moradores de rua no centro de Curitiba e a entrega de cestas básicas para comunidades como Boqueirão, Vila Pantanal e Dona Cida. 

Para contribuir basta doar alimentos, como legumes, arroz, macarrão, feijão, óleo e carnes no geral, além de potes e colheres descartáveis. As doações podem ser encaminhadas para a sede do projeto na Rua Desembargador Vieira Cavalcanti, 151 – São Francisco. 

Foto: Divulgação

  1. Projeto Mãos Invisíveis

O Mãos Invisíveis atua na capital paranaense auxiliando famílias que se enquadram na condição de baixa renda e contribuindo para o Movimento Nacional da População em Situação de Rua (MNPR). O projeto intensificou sua atuação durante a pandemia com intuito de atingir cada vez mais pessoas em Curitiba. 

O projeto aceita contribuições através de qualquer quantia de dinheiro no PIX (32297003000125) e doações de insumos que podem ser entregues na Colmeia Cultura, Rua Padre Isaías de Andrade, 409 – Parolin, das 10h às 19h.

Foto: Divulgação Mãos Invisíveis

  1. SOS Vila Torres

O projeto foi criado em março de 2020 e tem como objetivo atender às necessidades das pessoas mais carentes e que foram afetadas pela pandemia de Covid-19. O “SOS Vila Torres” atua nas regiões do Vila Torres, Assentamento Nova Guaporé, Caximba, Parolin, Portelinha, e em outros locais de Curitiba. As contribuições podem ser feitas através de doações financeiras por PIX (41999632350) e por doações de alimentos na Capela Nossa Senhora Aparecida (Rua Guabirotuba, 770, Vila Torres), diretamente para o padre Joaquim Parron.

Foto: SOS Vila Torres

  1. Juntos contra a fome

O “Juntos contra a fome” criado pela RPC arrecada alimentos não perecíveis que são destinados às famílias em vulnerabilidade e que foram mais afetadas durante a pandemia. O projeto possui dezenas de pontos de coleta em 8 cidades do Paraná, incluindo a capital. As doações devem ser previamente agendadas. Caso tenha sugestões e dúvidas sobre a campanha é possível encaminhá-las para [email protected]. Clique aqui e confira os endereços para a entrega dos alimentos.

Foto: RPC

  1. Santa Solidariedade

O projeto localizado em Santa Felicidade visa arrecadar alimentos não perecíveis e itens de higiene pessoal. A partir da organização da comunidade civil, religiosa e de comerciantes da região o “Santa Solidariedade” foi criado, e hoje, ajuda  famílias cadastradas nas instituições da Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Butiatuvinha, SOS Vila Torres, comunidade Damas de Caridade da Igreja Matriz de Santa Felicidade e Igreja do Evangelho Quadrangular do bairro.

Para colaborar, as doações podem ser entregues na sede da Sociedade Iguaçu (Av. Manoel Ribas, 8172), nos estabelecimentos associados à organização e à Associação do Comércio e Indústria de Santa Felicidade. Para mais detalhes, entre em contato pelo telefone/WhatsApp (41) 99582-1366.

Foto: Divulgação