Confira os melhores momentos do VI ENSECOM

por Sthefanny Gazarra
Confira os melhores momentos do VI ENSECOM

Evento online debate o funcionamento das assessorias de imprensa durante a pandemia do novo Coronavírus

Por Bruna Colmann, Carolina Nassar, Isadora Deip, Sthefanny Gazarra

Os alunos do 4º período do curso de Jornalismo da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), com auxílio dos professores Renan Colombo e Rodolfo Stancki, organizaram nesta quarta-feira (23) o VI Encontro de Assessoria de Comunicação (Ensecom). Essa foi a primeira edição online do evento, que contou com a participação da proprietária e diretora da Excom Comunicação, Cecile Krüger, e o coordenador da Agência de Notícias do Estado do Paraná, Silvio Lohmann.

Nessa edição, intitulada “Assessoria em tempos de pandemia”, os profissionais apontaram como a área sofreu mudanças consequentes ao Covid-19, que está alterando o ritmo e o modo de trabalho desde o início de 2020. Dentre outras coisas, também debateram sobre a desmistificação da assessoria e sua proximidade com outras áreas da comunicação. Confira os 10 melhores momentos da live, que pode ser assistida integralmente através do link disponibilizado no final da matéria.  

1 ) Home office e comunicação em tempos de pandemia 

O relacionamento aberto e flexível entre os profissionais e os clientes, que segundo Cecile é fundamental dentro da assessoria, foi a primeira perda após o início da pandemia. O trabalho, então, foi substituído pelo Home Office, e mesmo com tudo sendo feito remotamente, a proprietária da Excom conta que o processo de criação está correndo muito bem. Mesmo com a distância e a adaptação tecnológica, a estratégia de trabalho de trocar experiências e conhecimento entre a equipe não mudou, sendo possível a entrega de resultados satisfatórios aos clientes. 

2) Credibilidade 

Uma questão levantada por Silvio foi a credibilidade. O coordenador indica a necessidade da construção de um relacionamento fidedigno, juntamente à entrega de conteúdos relevantes e de qualidade. Ele acrescenta que os assessores precisam desenvolver uma reputação, para um trabalho equilibrado com os colegas de formação. 

3) Mídias sociais 

O mercado de assessoria sofreu alterações com a entrada massiva das mídias sociais. Segundo Cecile, por mais que o jornal impresso tenha perdido sua popularidade, o consumo de notícias continua e a relação da assessoria com a imprensa também. Ela comenta sobre a disseminação dos digital influencers e o perigo do poder que estes têm de comunicarem o que quiserem. O relacionamento das assessorias com blogueiros deve ser cauteloso, percebendo quais podem acrescentar algo ao cliente e quais podem difamar. 

4) Características da assessoria atual 

Silvio comenta que o trabalho das assessorias ficou conhecido como “propalismo” – um misto de propaganda com jornalismo, mas não concorda com esse termo. Apesar de haver uma linha tênue entre divulgação institucional e promoção pessoal, é papel da assessoria mostrar o ato, e não o ator. Cecile acrescenta que a assessoria requer as boas práticas do jornalismo, buscando sempre pautas relevantes.

5) Rotina de trabalho

Cecile comenta que uma assessoria de imprensa não tem uma rotina devido à sua dinâmica, pois um assessor realiza várias funções em uma só. Silvio conta que por causa da pandemia, sua equipe teve uma redução de 20% no trabalho presencial. Sendo assim tiveram que optar por grupos de whatsapp para darem segmento às tarefas diárias. Com a ajuda do estado, Silvio comenta que com o grande fluxo de notícias a rotina de produção obteve um aumento, chegando a divulgar 30 textos e releases.

6) Relacionamento 

Por conta da flexibilidade do relacionamento entre as pessoas para um assessor, Cecile conta que o trabalho de assessoria deve estar sempre apto à novos modelos, pois em cada trabalho deve- se impactar as empresas, tendo a mesma seriedade de visão jornalística.

7) Gerenciamento de crise 

Cecile comenta que a partir de março a crise se instalou em todos os clientes da Excom. Ela acrescenta que em um gerenciamento de crise é necessária a comunicação com o público interno. Silvio diz que a crise gerou uma demanda muito maior da imprensa e traz o exemplo da parceria do estado com a Rússia para desenvolver uma vacina no Paraná. A partir desse fato, a assessoria atendeu a comunicação de vários veículos do mundo, o que, de acordo com ele, foi algo extraordinário. Ele adiciona à fala que além de ter um aumento da demanda, houve também uma valorização do trabalho dos assessores de imprensa nas áreas da comunicação.

8) Experiências e inovações 

Cecile aponta o caráter multidisciplinar da assessoria na atualidade. O profissional concentra diversas funções e precisa ter uma facilidade em se relacionar, tendo flexibilidade. Não há mais uma divisão entre trabalho de assessoria de imprensa, marketing digital e publicidade, mas cada área tem um impacto e é necessária dentro de uma equipe. Essa inovação precisa ser adquirida pelas empresas, considerando que cada profissional possui uma experiência com a qual pode enriquecer a produção.

9) Privado x Público

Para os convidados a assessoria de uma agência privada e de uma pública possuem a mesma essência, ou seja, a busca por notícias relevantes ou de dentro de sua própria secretaria. O que difere é que às vezes a própria assessoria das privadas se torna a “segunda” fonte do governo. 

10) Dicas para futuros profissionais 

Os convidados já experientes na área de assessoria de imprensa apresentam algumas dicas aos estudantes que pretendem seguir no ramo. Cecile diz que a primeira dica seria acreditar que o trabalho do assessor e do comunicador empresarial é muito importante para o jornalismo, pois estes são o grande apoio da imprensa na construção de pautas. O profissional também deve saber trabalhar sob pressão (que não necessariamente é ruim, pode ser uma adrenalina). 

Silvio lembra que a assessoria possui um mercado grande e o quanto é necessária a identificação do profissional com a área. Ambos reforçam a importância de trabalhar em uma agência séria e transparente, buscando um afastamento das “picaretagens” existentes nesse meio.