Confira quais cuidados ter com os pets

por Ex-alunos
Confira quais cuidados ter com os pets

Os animais de estimação são cada vez mais considerados integrantes da família. Mas quais os cuidados devem ser tomados com os pets? Listamos abaixo 6 itens para ter precaução:

1 – Vacinação em dia
Os “pais” de pets devem estar atentos a carteira de vacinação do animal e a saúde do bichinho. Qualquer sinal de desconforto notado deve ser repassado para o veterinário do animal.

2 – Alimentação adequada
Não são apenas os humanos que devem ter cautela na alimentação. Os amigos pet precisam se alimentar adequadamente, com ração especiais que oferecem vitaminas e outras substâncias necessárias para o bom desenvolvimento dos animais. Outro ponto importante para o cuidado com o pet é deixar água limpa em um local fresco, no qual ele tenha fácil acesso.

3 – Durante os passeios, evite caminhadas sob sol forte e temperatura elevada
Os animais de estimação podem sofrer com sol forte e altas temperaturas. Por terem patas sensíveis, o calor do solo pode machucá-las. Os melhores horários para os passeios diários são nas primeiras horas da manhã e no final do dia, quando o sol se põe, justamente sem o calor e raios solares excessivos.

4 – Verifique as condições de pet
Não submeta o animal a exercícios, como caminhada, por exemplo, se ele não estiver bem. O bicho não pode estar em um pós-operatório e nem ter saído de uma cirurgia recente. Se o pet estiver doente ou debilitado ele não pode sair caminhar, por mais leve que seja o percurso. Não esqueça de que na rua ele pode ter contato com outros animais, estando propenso a pegar doenças, se as vacinas não estiverem em dia.

5 – Acalme o animal
Várias situações podem deixar o animal agitado. Em preparações para passeios, por exemplo, ele pode ficar ansioso, por isso não cause aflição antes de a hora da caminhada chegar: Não o provoque estando com a coleira nas mãos; Não mostre ao bichinho que está se preparando para a saída, ainda com uns minutos por vir, isso fará com que ele fique agitado querendo sair; Acalme-o. Converse e entretenha o animal e só no momento certo coloque coleira e guia. Se não estiver ansioso, o pet saíra com tranquilidade e a caminhada será mais harmoniosa.

6 – Não exagere no tempo do passeio
Para não ocasionar um desgaste maior do animal, evite os excessos. O tempo correto da caminhada é variável, não existe uma regra. Mas cada bichinho, pela raça, o tamanho, o porte, a pelagem, as características e a condição física e de saúde, se é portador de alguma patologia crônica, vai ter uma variação do que é considerado tempo ideal. Deve ser respeitado os limites e característica de cada raça e se possível buscar orientação veterinária. Além disso, descansos ao longo do passeio podem ajudar a manter a caminhada mais tranquila.