Dia Mundial da Liberdade de Imprensa celebra sua 26ª comemoração

por Isadora Picasky Deip
Dia Mundial da Liberdade de Imprensa celebra sua 26ª comemoração

Data relembra a importância da liberdade midiática na manutenção da democracia

Por Brunna Gabardo e Isadora Deip.

Todos os anos, no dia 03 de maio, são celebrados e recordados os princípios fundamentais da liberdade de imprensa. A data tem o intuito de memorar o direito de todos os profissionais de mídia de investigar e publicar informações de forma livre, para defender a mídia de ataques contra a sua independência, informar os cidadãos sobre as violações à liberdade de imprensa e para relembrar os jornalistas, redatores e editores que foram perseguidos, atacados, detidos e até assassinados em sua profissão em busca de uma história. O Observatório da UNESCO registrou que 99 jornalistas foram mortos em 2018 e 1.307 entre 1994 e 2018.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa foi criado pela UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura no ano de 1993, e o tema desta 26ª comemoração é: “Mídia para a democracia: jornalismo e eleições em tempos de desinformação”, é também um lembrete aos governos sobre a necessidade de respeitar o compromisso com a liberdade de expressão.

Em nota oficial, a diretora-geral da UNESCO, Audrey Azoulay, declarou: “ A existência de uma mídia livre, pluralista e independente é um pré-requisito para o funcionamento adequado das democracias.” A diretora também ressalta que é essencial que a liberdade de opinião seja garantida por livre intercâmbio de ideias baseada em verdades factuais.

O Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, foi proclamado pela Assembleia-Geral na sequência da Declaração de Windhoek; este documento faz um apelo à comunicação social e imprensa livre em todo o mundo, como essencial para a democracia e como um direito humano fundamental.