Em Curitiba, Bolsonaro diz que só Deus o tira da Presidência

por Ivan Martins Cintra
Em Curitiba, Bolsonaro diz que só Deus o tira da Presidência

Por Ivan Cintra | Fotos: Ivan Cintra

O presidente da república deu um breve discurso na Marcha para Jesus na capital paranaense

O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse, em Curitiba, no último sábado (21), que só Deus o tiraria da presidência. Bolsonaro discursou em palanque na Praça 19 de Dezembro após passeata da Marcha para Jesus. O evento religioso marcou retorno após dois anos suspenso devido à pandemia de Covid-19.

Em seu breve discurso, o presidente voltou a falar sobre liberdade, tema que já se tornou comum em suas falas. “Daremos a nossa vida pela liberdade, esse é o bem maior de um país que se diz democrático”. Ele frisou que somente Deus o tiraria do cargo de presidente: “Nós juntos e com fé atingiremos os nossos objetivos. É uma missão que eu tenho, só Deus me tira daquela cadeira (…) nosso exército é o povo brasileiro”, afirmou.

Durante o evento, os apoiadores de Bolsonaro e os fiéis evangélicos exibiram bandeiras do Brasil e de Israel. Proferiram frases como “nossa bandeira nunca será vermelha” e ergueram placas que saudavam o presidente. Embora fosse uma marcha religiosa, nem todos compareceram para louvar Jesus. É o caso de Ledi Cruz, 42 anos: “Eu vim para o evento do Bolsonaro, eu apoio tudo o que ele defende”, disse a consultora de serviços médicos. Ela aguardava a chegada do presidente junto com sua família.

Encontro com Ratinho Júnior

Bolsonaro viajou para a capital paranaense na sexta-feira (20), logo após encontro com o empresário sul-africano Elon Musk. No mesmo dia, jantou com o Governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), em uma pizzaria da cidade. Pela manhã de sábado, reuniu-se com líderes evangélicos antes de seguir até o trio elétrico na Praça Santos Andrade, dando início ao evento. A concentração dos fiéis começou às 8h da manhã em frente ao prédio da UFPR, enquanto o presidente era aguardado por alguns apoiadores próximo ao Teatro Guaíra. Após a chegada de Bolsonaro, o grupo marchou em direção à Praça 19 de Dezembro.

Agenda religiosa

A presença em Curitiba não será a única aparição de Bolsonaro em eventos religiosos durante este ano eleitoral. Previstos na agenda presencial estão encontros similares em Manaus (AM), no dia 28 de maio, e em Cuiabá (MT), no dia 18 de junho. Bolsonaro foi o primeiro presidente eleito a comparecer a uma Marcha para Jesus. Participou do evento em São Paulo em 2019, no feriado de Corpus Christi. Na ocasião, declarou: “o estado é laico, mas é cristão”.

Entre os evangélicos, o atual presidente lidera as intenções de votos. Segundo dados da Genial/Quaest (11 de maio), 47% dos evangélicos declaram apoio a Bolsonaro, 30% disseram votar em Lula.