Em episódio de estreia, Fatos Históricos discute a pandemia da gripe espanhola

por Giovana Juliatto Bordini
Em episódio de estreia, Fatos Históricos discute a pandemia da gripe espanhola

Primeira temporada do podcast apresenta reflexões sobre momentos históricos na área da saúde

Por Eduardo Veiga e Giovana Bordini| Foto: Música foto criado por freepik – br.freepik.com

O primeiro episódio do Fatos Históricos já está disponível para o público. Com o título “A Gripe Espanhola em Curitiba”, o projeto estreia nas plataformas Spotify, Anchor e PocketCasts nesta sexta-feira (23). No programa, os estudantes Eduardo Veiga, Giovana Bordini, Isadora Martelli e Julia Mello apresentam a história da pandemia de 1918 e como ela pode ajudar a compreender o atual momento com o novo coronavírus.

O primeiro entrevistado foi o escritor e editor da Arte e Letra, Thiago Tizzot,  que fala sobre o livro “O Mez da Grippe”, do escritor paulistano radicado no Paraná Valêncio Xavier. Lançada em 1981, a obra ilustra o período da gripe espanhola em Curitiba. Neste ano, o livro foi relançado pela Arte e Letra. A iniciativa já estava programada desde novembro do ano passado, antes mesmo de se ouvir falar sobre a pandemia de Covid-19. Valêncio Xavier conta a história da gripe espanhola por meio de recortes de jornais, fotografias, depoimentos de sobreviventes e anúncios publicitários do início do século passado. A primeira edição do livro recebeu o Prêmio Jabuti de melhor produção editorial.

O episódio 1 de Fatos Históricos também entrevista o historiador Karl Werner Weiand . Ele descreve o panorama social do Paraná no ano de 1918 e apresenta também os impactos sociais e econômicos da doença no Paraná.

Para a estudante Julia Mello, uma das integrantes do projeto, é muito gratificante ver o podcast ser veiculado em grandes plataformas de streaming de áudio. “Estou muito feliz com o lançamento do podcast, já que nós estamos trabalhando nele desde julho” diz.

Para  Eduardo Veiga, a melhor parte é que com esse projeto ele e suas colegas estão deixando uma marca na Fatos e na Rede Comunicare. “Como todos os projetos que já fiz para a Fatos, como escrever reportagens e fazer lives, este trabalho também nos torna mais maduros, porque de certa forma estamos adiantando um processo que veremos apenas mais para frente no curso”, diz Eduardo. Para ele, a criação do primeiro podcast da rede é um grande privilégio.

Os professores Lenise Aubrift Klenk e Renan Colombo acompanham e orientam o projeto desde o início. Este é o primeiro podcast da Rede Comunicare, expandindo a área laboratorial jornalística da Agência Fatos. 

 Encontre o primeiro episódio da primeira temporada do Fatos Históricos no Spotify (acima) e Anchor (abaixo).