Podcast fala sobre história das vacinas e Covid-19 no Brasil

por Eduardo Veiga Nogueira
Podcast fala sobre história das vacinas e Covid-19 no Brasil

Fatos Históricos lança segundo episódio nesta sexta-feira (11); Semana marca também o primeiro lugar do projeto no 5º Prêmio Universitário Cabeça (PUC), na categoria Radiodocumentário

Por Eduardo Veiga Nogueira | Foto: Freepik

Com o título “A história das vacinas no Brasil”, o segundo episódio do Fatos Históricos está disponível no Spotify e no Anchor desde as 11h desta sexta-feira (11). Falando sobre a corrida por uma vacina contra a Covid-19, o projeto resgata a revolta da vacina, no início do século XX, passando pelo tratamento de doenças como tuberculose e poliomielite, até chegar na criação do personagem Zé Gotinha, no final da década de 1980. Também nesta semana, o projeto conquistou o primeiro lugar no 5º Prêmio Universitário Cabeça (PUC), na categoria Radiodocumentário/Reportagem em áudio e rádio seriada. A premiação foi realizada através de uma live, na última quarta-feira (9).

Neste episódio, os integrantes do projeto entrevistam o ex ministro da saúde Luiz Carlos Borges da Silveira, que ocupou o ministério durante o governo José Sarney (1985-1990). Borges foi um dos responsáveis pela criação do Zé Gotinha em meio ao combate à poliomielite, que em 1987 preocupava principalmente na região nordeste. O ministro fala sobre as campanhas de vacinação da época, o sucesso do Zé Gotinha e a queda recente na cobertura vacinal da população.

O segundo entrevistado é o professor da PUCPR e coordenador dos testes da vacina contra a Covid-19 no Hospital de Clínicas, em Curitiba, Giovanni Breda. Médico especialista em infectologia, Breda explica os diversos processos pelos quais uma vacina deve passar antes de ser aprovada. Ele também comenta sobre como a ciência está respondendo à pressão no combate à Covid-19 e sobre os problemas que surgem com a disseminação de fake news, entre outros.

O primeiro episódio do Fatos Históricos foi lançado em outubro e trata da gripe espanhola em Curitiba, mostrando o contexto da época e como a cidade enfrentou a maior pandemia da história.