“Em trânsito”: conheça o processo de sua compra no exterior

por Izabelly Lira
“Em trânsito”: conheça o processo de sua compra no exterior

Gasto dos brasileiros em sites internacionais aumentou em 15% no ano passado

Por Izabelly Lira e Lamartine Lima

Você já parou para pensar no processo pelo qual sua compra no exterior, realizada pela internet, passa até chegar à sua casa? Pensando em sua possível curiosidade acerca deste tema, o Portal Comunicare resumiu no vídeo abaixo o caminho da sua aquisição desde o vendedor até sua casa, de acordo com dados fornecidos pela Receita Federal:

Perfil do comprador virtual

A advogada Tatiana Oliveira prefere comprar em sites internacionais por conta do preço atrativo. Ela afirma que consome desde roupas até utensílios para casa na internet, mas que vem parando de comprar por conta de alguns problemas:

Quando passa por essas situações ou tem alguma dúvida, Tatiana procura os Correios ou o próprio vendedor: “eles têm um sistema de comunicação em inglês e eles retornam sempre com uma desculpa”.

O Portal Comunicare uniu dados do relatório Webshoppers, produzido pela empresa Ebit, para exemplificar o perfil da compra na internet:

Impacto na economia nacional

Uma pesquisa da MindMiners acerca do futuro do varejo mostrou que 62% dos usuários de smartphone já realizaram uma compra online utilizando o aparelho. Segundo o mesmo estudo, o e-commerce cresceu 12% em 2017 e deve crescer em torno de 15% nos próximos anos no Brasil.

De acordo com o professor de finanças internacionais Djalma de Sá, o maior desafio do Brasil no cenário das compras internacionais na internet é realizar a tributação de todos os produtos: “hoje a Receita Federal não consegue tributar nem acompanhar 100% do que as pessoas físicas trazem da China, então vai por amostragem”.

Segundo Sá, este segmento gira a economia do Brasil porém tira dos recursos do país e coloca na China, que é de onde são produzidos os produtos que os brasileiros mais compram.