Empresas chegam a cobrar o dobro do preço em produtos destinados a mulheres

por Maria Luiza Baiense
Empresas chegam a cobrar o dobro do preço em produtos destinados a mulheres

Pink tax é o nome de uma estratégia de marketing, que se baseia em cobrar mais caro em produtos voltados para mulheres

Por Maria Luiza Baiense | Foto: Maria Luiza Baiense

Curitiba é a quarta capital brasileira com o maior gap salarial entre homens e mulheres, segundo a plataforma O Expresso. Por conta disso, a população feminina curitibana é especialmente impactada pela Pink Tax, que consiste em uma estratégia de marketing que atribui preços mais altos a produtos destinados ao público feminino. Na cidade, o preço de alguns produtos femininos chega a ser praticamente o dobro de sua versão masculina.

Luiza Sampaio, analista de mídia e estratégia digital plena na agência Salespunch, afirma que as lâminas de barbear são um exemplo. O valor na seção masculina do mercado custa em média R$10,99 e na feminina é de R$ 19,49. Por conta disso, diversas compradoras optam por utilizar produtos voltados para os homens.

Ela diz que já identificou promoções feitas para clientes do sexo feminino que mantinham o preço do produto original. Ela também afirma que as necessidades básicas das mulheres devem ser alinhadas com o que o mundo tem a oferecer. Por isso, a estratégia de Pink Tax evidencia a importância do feminismo na indústria.  A analista ainda avalia que essa estratégia está intrínseca na sociedade de um modo que um padrão foi formado.

Estudos realizados em 2018 pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) demonstram que artigos e serviços destinados ao público feminino são 12,3% mais caros que aqueles voltados para o nicho masculino. Apesar da argumentação de que tais produtos possam ser encarecidos por conta de suas especificidades, para agradar as mulheres, é importante ressaltar que essas pesquisas foram feitas com mercadorias de formulações iguais, o que invalidaria essa alegação.

Sabrina Bauer, que trabalha na área de assessoria de incentivos fiscais, ressalta que a maioria das consumidoras não tem conhecimento sobre a maior taxação em itens desenvolvidos para a população feminina. Ela observa que a disparidade fica totalmente evidente no cenário brasileiro e que, infelizmente, essa precificação desigual é tão comum que as mulheres continuam comprando os produtos, mesmo sendo mais caros, já que muitos são necessários para cuidados diários.

Bauer ainda comenta sobre sua vivência como consumidora. “A principal evidência desta distinção de preços analisada por mim, ocorre quando vou comprar prestobarba, sempre opto por adquirir os modelos destinados para o público masculino pois são mais baratos, e sei que a finalidade do item é a mesma, entretanto, são precificados de forma diferente para cada público”. Isso reforça o fato que as mulheres já identificaram essa diferença de preços, e passaram a optar pelos produtos masculinos.

Em 2020, com a pandemia do Covid-19, a disparidade salarial de gênero aumentou em Curitiba. Entre março de 2020 e dezembro de 2021, enquanto o salário mediano masculino teve um acréscimo, o feminino não teve. Por conta disso, a diferença de remuneração foi de 4,6% para 8,35%. Essa diferença significativa faz com que a estratégia Pink Tax atinja a vida financeira das mulheres de maneira ainda mais intensa. Outro fator a ser considerado é a questão racial: enquanto observa-se que a diferença salarial para trabalhadoras pretas chega a 12%, as de etnia indígena perdem até 18%, de acordo com pesquisas do sistema O Expresso.

Conforme o site da empresa Nielsen, mulheres tendem a poupar mais que os homens nos gastos essenciais (eletricidade, roupas, entretenimento), pois buscam produtos que tenham maior custo/benefício. Enquanto isso, eles tendem a gastar sem ter esse cuidado. Isso indica que, mesmo nesse quesito, não é possível justificar a precificação de artigos afirmando que a população feminina gasta mais.

Conteúdo extra

Comparação de preços entre produtos femininos e masculinos

 

R$10,99

Aparelho Barbear Gillette Prestobarba Ultragrip Com 2 – PanVel Farmácias

 

R$19,49

https://www.panvel.com/panvel/aparelho-depilatorio-gillette-prestobarba-3-feminino-com-2-unidades/p-947370

 

R$32,99

https://www.panvel.com/panvel/escova-de-dente-para-aparelho-dental-colgate-orthogard-1-unidade/p-883510

 

R$35,99

https://www.panvel.com/panvel/escova-de-dente-para-dentes-sensiveis-colgate-periogard-1-unidade/p-863260

 

R$17,99

https://www.panvel.com/panvel/shampoo-de-cuidados-com-a-raiz-head-shoulders-men-menthol-sport-200ml/p-564340

 

R$20,99

https://www.panvel.com/panvel/shampoo-de-cuidados-com-a-raiz-head-shoulders-hidratacao-200ml/p-564260

 

R$8,71

Preservativo Prudence Regular Com 8 Unidades – PanVel Farmácias

 

R$11,61

Preservativo Feminino Della C/ 1 Unidade – PanVel Farmácias

 

*Essa é a única marca de preservativos femininos encontrada no site da rede de farmácias Panvel. Ela dispõe de somente 1 unidade, enquanto preservativos vendidos para o público masculino tendem a vir de 6 a 8 unidades.

 

R$6,50

Desodorante Roll On Rexona Men Antibacterial Fresh 50ml – PanVel Farmácias

 

R$14,49

Desodorante Roll On Rexona Antibacterial + Invisible 50ml – PanVel Farmácias