Estabelecimentos de Curitiba dão desconto a vacinados contra Covid-19

por Giovanna Catapan
Estabelecimentos de Curitiba dão desconto a vacinados contra Covid-19

Iniciativa de comércios e instituições culturais visa atrair público e incentivar a imunização

Por Caio Remza, Giovanna Catapan e Julia Amaral | Foto: Caio Remza

Com o avanço da campanha de vacinação em Curitiba, estabelecimentos como bares, restaurantes e instituições culturais passaram a ofertar benefícios para os imunizados. 

Restaurantes como a Domino ‘s Pizza e o Família Madalosso passaram a oferecer benefícios aos curitibanos vacinados. A pizzaria desde julho e oferece às segundas-feiras para aqueles que enviam uma foto se vacinando a promoção 2×1, em que, na compra duas 2 pizzas médias, a de menor valor  não é cobrada. Já o restaurante deixou de promover a campanha há cerca de um mês. 

O Fuga Ócio e Café foi um dos pioneiros dessa ação em Curitiba e um dos estabelecimentos que seguem beneficiando os vacinados. Inspirado em cafés do exterior, o local passou a oferecer um expresso gratuito para aqueles que se imunizaram. Entretanto, os clientes não precisam apresentar o comprovante de vacinação para ganhar o benefício. O proprietário do estabelecimento, Victor Pandolfi, relata que muitos clientes vão ao café celebrar a imunização. “Um grupo de amigos foi até a cafeteria comemorar a aplicação da vacina, foi bem legal”, relata.

Além dos bares, restaurantes e estabelecimentos comerciais, as instituições culturais também aderiram ao movimento. A promotora de shows e eventos culturais Prime disponibiliza pagamento de meia-entrada para vacinados com pelo menos a 1° dose em seus eventos. O Teatro Lala Schneider, que também realizou a ação durante seu festival de teatro do meio do ano, dava descontos para os vacinados e atualmente estuda a possibilidade de repetir a dose no festival de fim de ano. Segundo eles, a iniciativa aconteceu como forma de incentivo para a volta das pessoas ao teatro e a adesão foi surpreendente. 

Segundo a ABRASEL (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) e a ACP (Associação Comercial do Paraná), a iniciativa de dar descontos e outros benefícios para vacinados  partiu dos próprios estabelecimentos sem respaldo das associações. No entanto, ambas as instituições realizaram campanhas para incentivar a vacinação em todo Paraná.

Prática é lícita, diz professora de Direito

Professora de direito do consumidor na PUCPR, Maristela Marques de Souza diz que a prática de oferecer descontos a vacinados não é abusiva nem viola os princípios do Código de Defesa do Consumidor. Ainda segundo a professora, o ato de vacinar-se é um ato de cidadania; com isso, ela entende que não há ilegalidade na prática de beneficiar os imunizados.