Estudantes da Kent State University visitam projetos comunitários na Vila Torres

por Stephanie Friesen
Estudantes da Kent State University visitam projetos comunitários na Vila Torres

Visita de campo é uma oportunidade para alunos observarem o planejamento urbano e as áreas de intervenção curitibanas

Por Sarah Guilhermo e Stephanie Friesen

O grupo de estudantes e professores da Kent State University conheceram nesta quinta-feira (20), projetos de revitalização de alguns espaços comunitários da Vila Torres. A visita iniciou na Escola Estadual Manoel Ribas, principal projeto do Laboratório desde 2016. Através de pesquisas, aplicação de workshops artísticos e desenvolvimento de projetos, alunos dos cursos de Arquitetura e Design da PUCPR contribuíram para uma melhoria na infraestrutura e na criação de um ambiente onde as crianças se sentem seguras e à vontade. 

A professora de Arquitetura e do Laboratório de Cidades Fernanda Paes de Barros Gomide comenta que a escola estava na posição 138 do ranking das escolas estaduais e após projetos de revitalização subiu para o 8° lugar. Fernanda comenta que através dos projetos, os colaboradores buscam valorizar as crianças e incentivá-las a mudar o que está ao redor delas.

Grupo visita a Horta Comunitária na Vila Torres / Marcos José Zablonsky

Além da visita na escola estadual, o grupo conheceu a horta comunitária que recebe apoio do curso de Agronomia da PUCPR. A horta, que antes era local de descarte de lixo e ponto de drogas, foi revitalizada e é atualmente administrada pela igreja local em conjunto com a professora Marta Maria Bertan Sella Gabardo do Laboratório de Cidades. Hoje, a horta alimenta cerca de 25 crianças do Centro de Educação Infantil Vicentino Santa Luiza e os produtos são comercializados à comunidade por um preço mais baixo e acessível. Semanalmente, a horta comunitária recebe a visita dos alunos de Agronomia da PUCPR acompanhados das crianças da creche para aprenderem sobre compostagem e a propagação de hortaliças.

O grupo também visitou a cooperativa de costura Nós. A professora de Design de Moda Camila Ferreira da Costa Teixeira comenta que a Nós contou com o patrocínio da PUCPR para a capacitação de mulheres por meio de aulas semanais de costura durante dois anos. Atualmente a cooperativa conta com três mulheres que produzem principalmente uniformes para as escolas da comunidade. Elas comemoram 2020 como o primeiro ano o qual estão gerando renda com seu trabalho e pretendem dar continuidade ao projeto de capacitação da PUCPR: “Queremos passar adiante o conhecimento que nós recebemos”, comentam.

Estudantes e professores posam em frente à horta urbana / Arthur Zablonski

A universidade de Kent possui um laboratório equivalente ao de Cidades, o Cleveland Urban Design Collaborative (CUDC). O professor da Escola de Arquitetura da Kent University e do CUDC Quilian Riano explica: “o projeto tem sido realizado há quase 20 anos e nele existe um design urbano para bairros das diversas comunidades de planos de bairros para diversas comunidades”. O projeto busca compreender como a população de uma cidade diminui, visto que as cidades de Ohio tiveram uma perda de até 50% dos habitantes dentro de um período de 30 anos. Por este motivo surgem novos problemas de gerenciamento e infraestrutura nas cidades, para os quais o CUDC elabora projetos para retornar o desenvolvimento econômicos destes locais.

O objetivo central de Quilian em sua vinda para o Brasil é observar as soluções econômicas adotadas localmente. Eles criaram um sistema chamado INDEX que simula problemas que afetam o nordeste de Ohio comparando-os a estudos estaduais e internacionais. “Em Curitiba olhamos para o futuro do trabalho econômico”, ele explica. “Estudamos como a natureza dessa economia está se transformando para descobrir como a comunidade de design urbano deve reagir diante dessas mudanças.” Curitiba é um caso de estudo mundial sobre urbanismo, e cada aluno vindo da Kent University irá desenvolver um projeto inspirado no design urbano da cidade.

Encerramento da visita / Camila Ferreira da Costa Teixeira

A visita do grupo estadunidense encerrou-se na sexta-feira (21), com uma reunião no período da manhã e a discussão e apresentação dos projetos desenhados pelos estudantes da Kent State University .

Projetos desenhados pelos estudantes / Camila Ferreira da Costa Teixeira