Filas marcam o último dia para regularização do título no TRE

por Izabelly Lira
Filas marcam o último dia para regularização do título no TRE

Título digital e o uso de nomes sociais são novidades nas eleições deste ano

Por Fernanda Xavier e Thiago Rasera

Acabou hoje (09) o prazo para que todos os eleitores que não estavam em dia com seu título de eleitor, fossem até o Tribunal Regional Federal (TRE), para regularizar a sua situação para as eleições deste ano.

Quem deixou para a última para o último dia enfrentou filas e muitas horas de espera. Porém, a regularização só era necessária para alguns casos:

-Recadastramento biométrico

-Para quem deixou de votar ou justificar em pelo menos três turnos

-Jovens que completaram 18 anos até outubro deste ano e ainda não haviam realizado o cadastro eleitoral

-Transferência

-Pessoas com limitações físicas que desejam fazer o uso de seções com acessibilidade

-Eleitores que querem alterar dados

-Quem deseja fazer o uso de nomes sociais

Este último tópico é a grande novidade deste ano. Todos os eleitores travestis, transgêneros e transexuais podem a partir das eleições deste ano fazer uso do nome social. Além desta novidade, os eleitores também terão acesso ao seu título de eleitor via internet. Para fazer o uso é necessário baixar o aplicativo do TRE e preencher com os dados pessoais, e pronto. Assim, no dia das eleições não será necessário portar o título convencional em mãos.

Confira no vídeo abaixo uma entrevista com o assessor de comunicação do TRE, Marcio Jardim, a respeito das novidades das eleições deste ano e como foi o último dia de regularização e emissão de títulos no Fórum Eleitoral: