Limpeza das praias de Encantadas, na Ilha do Mel, é realizada durante campeonato de surf

por Marina Prata
Limpeza das praias de Encantadas, na Ilha do Mel, é realizada durante campeonato de surf

A coleta de resíduos das praias do litoral paranaense gerou 200 toneladas de lixo na última temporada, segundo balanço feito pela Sanepar

Por Andrey Ribeiro

No dia 11 de maio foi realizado um campeonato de surf em Encantadas, na Ilha do Mel. O evento Eco Surf contou com atuação de voluntários do Programa de Responsabilidade Socioambiental feito com a iniciativa da Catallini Terminais Marítimos. De acordo com um levantamento da equipe de organização, a empresa parceira disponibilizou 60 funcionários para ajudar nas atividades.

A estudante de gestão Ambiental e moradora do litoral paranaense Hacheley Franco, que participou da coleta, afirma que o litoral necessita de ações constantes para limpeza das praias.  Ela explica que cada balneário tem suas particularidades quando se fala em coleta de lixo.  Hacheley já participou da limpeza em Guaratuba e em Guaraqueçaba. “É inacreditável pensar que na baía de Guaratuba, que não possui grandes empresas ao redor, nós tiramos duas toneladas de lixo”.

Com relação à atividade realizada no evento Eco Surf, o gerente e responsável pelos voluntários da Catallini, Fábio Martins Jorge, diz que o litoral paranaense precisa de mais atenção quando se fala em produção de resíduos nas praias. “Hoje nós tiramos mais de 100 quilos de lixo.  Isopor, madeira, tampinha, canudo, e micro-lixo, isso é preocupante.”

O representante da Federação Paranaense de Surf (FPS) e organizador do evento Eco Surf, Alessandro Pereira, diz que a importância do evento vai além do esporte e preconiza uma campanha de cunho ecológico para chamar atenção da comunidade e dos turistas que chegam na ilha.