Locações de carros aumentaram cerca de 33,5% no país

por Georgia Giacomazzi Barbosa Lima
Locações de carros aumentaram cerca de 33,5% no país

Fonte: Standby Rent A Car

Apesar da pandemia do Covid 19, o setor de automóveis registrou aumento no lucro em 2021. 

Em 2021, as locadoras de veículos registraram um aumento de mais de 10% nas locações de carros no Brasil em relação a 2020. Foram registrados 50,1 milhões diárias de automóveis comerciais leves de diversas empresas,

Em 2021, as locadoras de veículos registraram um aumento de mais de 10% nas locações de carros no Brasil em relação a 2020. Foram registradas 50,1milhões diárias de veículos comerciais leves de diversas empresas ,segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA). 

 O fato de o setor de locação ter encerrado o ano de 2021 com 1,136 milhão de veículos, a maior frota total de todos os anos até agora, fez com que a expectativa de desempenho do segmento fosse alta para o ano de 2022.

Com a crise, a alternativa que algumas locadoras de veículos adotaram foi de reduzir o preço dos aluguéis de carros para que a taxa de utilização dos veículos aumentasse. Apesar de 300 mil veículos terem deixado de ser produzidos em 2021, pela paralisação das fábricas e pela escassez de peças essenciais, o que causou falta de veículos para as locadoras, as empresas do setor conseguiram alterar sua logística e atender a quase toda a demanda.

Segundo dados, 441.858 veículos foram registrados por empresas puramente locadoras, enquanto os emplacamentos das locadoras com CNAEs, Classificação Nacional de Atividades Econômicas, primários e secundários, foi de 848.244 veículos, segundo dados do Anuário Brasileiro do Setor de Locação de Veículos, edição de 2022.    

O Sindicato das Empresas Locadoras de Veículos, Máquinas, Equipamentos e Bens Móveis do Estado do Paraná, Sindiloc -PR, representa 135 empresas locadoras de veículos filiadas no estado. O presidente do Sindiloc-PR entre 2019 e 2021, Michel Lima, explica que a pandemia afetou muito o setor.  “Devido às situações em que as locadoras tiveram que manter em operação os veículos antigos que deveriam ter sido vendidos por terem atingido a idade de troca, isso causou um aumento nos custos de manutenção.” Essa conjuntura de aumento de demanda, falta de veículos, aumento do valor de compra, e aumento de custos de manutenção, provocou o aumento dos preços da locação.

O presidente complementa que não há expectativa de que haja solução de médio prazo para essa equação uma vez que a guerra entre Rússia e Ucrânia também prejudicou muito o fornecimento de matéria prima para a indústria automobilística, o que deve manter o setor pressionado. 

Apesar do ano ter iniciado com dúvidas relacionadas aos números da economia principalmente no que diz respeito ao equilíbrio fiscal, a esperança para o ano de 2022 é de que as montadoras consigam atender aos milhares de pedidos de compra já colocados pelas locadoras durante o ano de 2021 e que não foram entregues.

 

TAGS: