Lutadores de aço

por Portal Comunicare
Lutadores de aço

Estudantes da escola politécnica desenvolvem projetos testados durante Planeta PUC

Por Talita Souza

Com final no último dia de Planeta PUC, o campeonato de robôs que aconteceu ao longo dos três dias de evento foi uma das principais atrações da escola politécnica. A competição, que funciona também como seleção dos integrantes da equipe de robótica da PUCPR, envolveu projetos de acadêmicos e estudantes de ensino médico técnico.

Estudantes de engenharia elétrica, da computação, mecânica, controle e automação, mecatrônica, civil e biomédica se inscrevem por meio de um edital assim que entram no curso. A a partir daí participam de cinco palestras, com quatro horas cada, sobre os temas materiais software, baterias, eletrônicas e estruturas, necessários para do futuro trabalho

[v attid=”26306″ ideo width=”848″ height=”480″ mp4=”http://www.portalcomunicare.com.br/wp-content/uploads/2018/06/Lutarobos.mp4″][/video]

Os desenvolvedores, divididos então em seis grupos, utilizam estrutura da universidade para produzir os robôs. Nesse processo, eles também aprendem e são avaliados, explica o professor Valter Klein Junior, um dos docentes da escola: “Hoje é o ápice dessa avaliação. Eles colocam os robôs deles aqui para treinar e serem testados”.

A equipe vencedora é composta por Rafael Vasselai, calouro de engenharia da computação e Christian Wallace, aluno do ensino técnico em mecatrônica. Segundo Rafael, a experiência, que durou quase dois meses, trouxe aprendizado. “Foi bem interessante. A gente não sabia nada e começou esse projeto do zero”. “Eu ainda faço ensino médio e trocar essa experiência com quem já está no sexto, sétimo período de engenharia é muito legal”, completa Christian.