Mercado Municipal de Curitiba comemora o mês dos orgânicos

por Ex-alunos
Mercado Municipal de Curitiba comemora o mês dos orgânicos

Evento busca chamar a atenção da população para consumo mais consciente e sustentável

Por Gabriela Fontana

Maio é considerado o mês dos produtos orgânicos, e está sendo comemorado pelo Mercado Municipal de Curitiba com rodas de conversa e aulas-show com diferentes chefs de cozinha conectados à cultura orgânica. O setor de orgânicos do Mercado Municipal, que completou 10 anos, quer lembrar à população da melhor qualidade de vida que os orgânicos podem proporcionar, segundo a diretora financeira da Associação dos Permissionários Estabelecidos no Mercado Municipal de Curitiba (Ascesme), Rose Bezecry.

Os pratos de cada um dos chefs convidados, são feitos com insumos retirados das lojas do setor de orgânicos do Mercado Municipal, como explica a funcionária da Biossana, Ivonete Pinheiro. A loja em que trabalha foi inaugurada junto com o setor de orgânicos, e atende pessoas que buscam melhorar a alimentação e até tratar problemas de saúde. Para Ivonete, o evento é de suma importância para mostrar que os produtos orgânicos são um investimento necessário.

O restaurante Ohana também foi inaugurado com o setor de orgânicos. A gestora do estabelecimento, Jessica Yumi Kai, explica que a ideia de cozinhar com estes produtos foi prezar pelo meio ambiente e ter maior qualidade no sabor da comida. Ela acredita que o Mês dos Orgânicos é importante, e trouxe mais visibilidade ao restaurante, por proporcionar novas informações para quem ainda não conhece esta possibilidade de qualidade de vida.

Para a gerente da mercearia Sírius Orgânicos, Adriana Priscila Winski, o Mês dos Orgânicos consegue conscientizar as pessoas, além de trazer confiança aos produtos que elas estão adquirindo. “Consumir orgânicos vai além de consumir um alimento. Tem muita história por trás daquele produto”, enfatiza Adriana sobre a importância de consumir um produto que valoriza o produtor. A mercearia começou como delivery e há dois anos entrou para o setor de orgânicos do Mercado Municipal.

O sócio-gerente do Espaço Orgânico, Daniel Chella, considera o evento significativo e que atrai um público diferente que busca conhecer novidades. “A pessoa começa a tomar mais conhecimento do que é o orgânico, que não é só sem agrotóxico, mas que tem um tratamento diferente em toda sua cadeia de produção”, relata. Para Chella, trabalhar com estes produtos é recompensador, pois quem compra está feliz e satisfeito com o investimento feito por uma boa alimentação.

A estudante de Nutrição, Pietra Corrêa Mello, reconhece que o evento do Mercado Municipal é interessante para que outras pessoas entendam o que são orgânicos e os benefícios que oferecem. “Comecei a ingerir mais orgânicos ao estudar sobre o uso de agrotóxicos nos alimentos. Isto me fez refletir o quanto precisamos cuidar e nutrir nosso corpo de maneira pura”, diz a estudante que busca sempre melhorar a alimentação.

O Mês dos Orgânicos é uma forma de informar o público, e fomentar conceitos de qualidade de vida que os orgânicos oferecem, como explica a diretora financeira da Ascesme. “De 2005 para cá houve um movimento com a questão do agrotóxico, alinhado com novas tendências de saúde e ao esforço do produtor não ter tantos problemas com o agrotóxico”, ela destaca. O setor de orgânicos, que é referência por ser o primeiro do país, tem o rigor de garantir que os produtos ali são 100% certificados.