Mesa debate necessidades do mercado publicitário

por Ex-alunos
Mesa debate necessidades do mercado publicitário

Evento aconteceu no primeiro dia do Intercom

Por Luiz Mourão

Na mesa de Publicidade e Propaganda do primeiro dia do Intercom Sul 2016, que ocorre na PUCPR, foi realizada uma discussão sobre a nova matriz curricular dos cursos da área. Em uma bancada composta pelos professores Fabio Feltrin, Christiane Monteiro Machado, Randy Rachwal e Fabio Hansen, também foram debatidos temas como estágio obrigatório, tipo de profissional buscado pelo mercado e busca do equilibro entre prática e teoria na formação acadêmica.

 

Saiba como foram os principais eventos do Intercom Sul 2016:

Dia 26 (quinta): Discussão sobre educação abre oficialmente Intercom Sul 2016

Dia 26 (quinta): Convidados analisam produção de Jornalismo em multiplataformas

Dia 26 (quinta): Intercom Sul: especialistas discutem tendências de RP

Dia 26 (quinta): Mesa debate necessidades do mercado publicitário

Dia 27 (sexta): Comunicadores debatem crise e mercado de trabalho

Dia 27 (sexta): Intercom debate cobertura da Operação Lava Jato

Dia 28 (sábado): Expocom marca último dia do Intercom Sul 2016

 

A discussão foi iniciada pelo professor Fabio Hansen, que explicou que as diretrizes atuais não obrigam realização do estágio durante o curso e que a Universidade Federal do Paraná segue essa recomendação “Na Universidade Federal, decidiu-se não implantar a obrigatoriedade, porque a maioria dos alunos, cerca de 90%, já inicia o estágio no 3º. período”.

Hansen finalizou explicando que implantar uma supervisão nesses estágios implicaria burocratizar o processo. “Muitos alunos trocam o contrato em uma mesma agência, apenas para ele contar como estágio obrigatório”.

Mercado oferece muitas vagas de estágio

Dando sequência ao debate, o professor Randy Rachwel da FAE pontuou que a maioria das vagas ofertadas no mercado se encaixa como estágio, e não como emprego efetivo. Rachwel direcionou o debate para outro levantamento: em vez de haver obrigatoriedade no estágio, seria necessário uma supervisão, já que o mercado de trabalho não tem conseguido absorver a demanda por espaço.

Coordenador do curso de Publicidade e Propaganda da PUCPR, Fabio Feltrin complementou: “A partir do momento em que a universidade impõe o estágio, ela tem de se comprometer a disponibilizar vagas”.

O tema seguinte foi o perfil do novo profissional. Christiane Monteiro Machado relatou uma pesquisa de mercado que constatou mentalidade motivadora para a área. “Os donos de agência citaram a procura por pessoas com uma boa capacidade lógica: falou-se em economia, sociologia e antropologia muito antes da teoria regular passada nas aulas”.

O resultado dessa pesquisa comprova as palavras do professor Rachwel, que assegurou que as diretrizes estão sempre atrasadas em relação às demandas mercadológicas. “As reformas curriculares não acontecem e nem tem como acontecer com o mesmo dinamismo que o mercado”.

Academia se desafia a antever necessidades do mercado

As considerações finais da mesa foram iniciadas por Fabio Feltrin, que sintetizou que a grande dificuldade da academia é antever as necessidades do meio, já que os alunos estudam através de direcionamentos  que, quatro anos mais tarde, já terão se alterado. “A reforma acontece para as tendências do momento em que ela acontece, mas vai formar pessoas para o mercado do futuro”.

Uma das atitudes a se tomar é instigar o pensamento. Segundo o professor Fabio Hansen, tanto os alunos como os professores devem se permitir usar a sala de aula como um laboratório em que se aceitem erros que permitam encontrar maneiras de inovar na busca pelo conhecimento.

 

Intercom Sul teve cobertura especial

O Intercom Sul 2016 ocorreu entre 26 e 28 de maio, no câmpus de Curitiba da PUCPR. O evento teve cobertura da Rede Comunicare, conjunto de veículos laboratoriais do curso de Jornalismo da PUCPR.
O Portal Comunicare cobriu os principais eventos do congresso, enquanto a Web Rádio Comunicare (www.portalcomunicare.com.br/webradio) transmitiu boa parte das atividades. Houve, ainda, cobertura por meio de redes sociais, via nossos perfis no Facebook (www.facebook.com/RedeComunicare) e no Twitter (www.twitter.com/redecomunicare).

 

Próximas edições do Intercom

O Intercom nacional deste ano ocorre entre 5 e 9 de setembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Já a próxima edição do Intercom Sul ocorrerá na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2017.