Pessoas em situação de rua sofrem com noite mais fria do ano em Curitiba

por Guilherme Seisuke da Silva Araki
Pessoas em situação de rua sofrem com noite mais fria do ano em Curitiba

Segunda a FAS, a taxa de ocupação nos abrigos da prefeitura foi de 65%, número abaixo da média de 90%

Por Guilherme Araki e Igor Barrankievicz | Foto: Ricardo Marajó/SMCS

A cidade de Curitiba registrou na noite desta segunda-feira (24) a menor temperatura do ano, 3,8ºC, o que atingiu principalmente as pessoas em situação de rua. A Fundação de Ação Social (FAS), acolheu 976 pessoas em 31 unidades da Prefeitura de Curitiba. Segundo a instituição, o número total de pessoas que vivem nessas condições é de aproximadamente 1.750. Mas para o Movimento Nacional da População de Rua (MNPR), a população em situação de rua é muito maior – pode chegar a 5.500 pessoas.

A equipe da FAS realizou 151 abordagens para oferecer acolhimento e mais 265 pessoas procuraram espontaneamente os abrigos municipais, que oferecem espaço para banho, roupas, alimentação e cama com cobertores. Três pessoas precisaram de atendimento médico e em um dos casos a equipe acionou o Samu. Mesmo com a baixa temperatura, 63 pessoas recusaram atendimento.

Segundo informações da FAS, a taxa de ocupação nos abrigos da prefeitura foi de 65% na noite desta segunda (24), número considerado abaixo da média registrada normalmente, de 90%. Além das buscas pela cidade, a partir de roteiros cumpridos por 16 equipes, a FAS realiza as abordagens com base em solicitações, que podem ser feitas pelo telefone 156.  

A falta de dados precisos e informações atualizadas sobre a situação de pessoas nessas condições na capital é criticada por organizações da sociedade civil. Segundo dados do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) divulgados em 2019, em sete anos, a população em situação de rua aumentou 200% na cidade. Em 2013 foram contabilizados 776 moradores em situação de rua, enquanto em 2019, a base do MDS registrou 2,3 mil.

“Nós da sociedade civil acreditamos em 5.500 pessoas em situação de rua hoje na cidade. Se eles acolheram só 976 pessoas, faltaram muitas para serem abrigadas”, afirma Leonildo Monteiro, da coordenação do Movimento Nacional da População de Rua (MNPR) e atuante em Curitiba.

Previsão para os próximos dias

A capital do Estado deve registrar novamente uma noite fria nesta terça-feira (25) com previsão mínima de 7ºC de acordo com o Simepar. Nos dias seguintes, deve haver um pequeno aumento de temperatura, mas o alerta continua para a próxima semana, que deve voltar a registrar temperaturas semelhantes às da última segunda-feira (24).