Planeta PUC demonstra pesquisa científica com experimento interativo

por Portal Comunicare
Planeta PUC demonstra pesquisa científica com experimento interativo

Bicicletas são utilizadas para explicar como uma pesquisa científica é desenvolvida

Por Andrey Ribeiro e Laís da Rosa

O núcleo de pesquisa científica e extensões da PUCPR marcou presença na feira de profissões Planeta PUC, que aconteceu durante os últimos dias 07, 08 e 09 de junho. A exposição contou com uma experiência prática de realização dos processos da pesquisa científica. Nele o visitante pedalava em uma bicicleta fixa, gerando energia para manter ou não as lâmpadas acesas de acordo com seu esforço.

Segundo o gestor urbano Edson Villela, essa prática mostra as etapas da pesquisa: primeiro é elaborada uma hipótese, depois é aplicada a prática e por fim  vem o resultado, Neste caso o tempo que a lâmpada ficou acesa.

O engenheiro mecatrônico Edson Ruschel disse que é importante dar seguimento ao processo de aprendizagem. “Logo após a minha graduação, eu já iniciei o mestrado e terminando, dei início ao doutorado, no momento que você para e fica alguns anos sem estudar até você retornar perde-se muito tempo para entrar novamente nos eixos”.

Ele afirma que para realizar uma linha de pesquisa a “continuidade” é um fator fundamental. “Para estabelecer uma linha de pesquisa é necessário que se faça um trabalho contínuo dentro dela. Partindo meu TCC, segui com a mesma linha de pesquisa, manutenção industrial, para o mestrado e doutorado”.

Para se tornar um pesquisador não é preciso estar na universidade. O PIBIC Júnior (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica Júnior) insere estudantes a partir do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas nas atividades de pesquisa para que quando entrarem na academia já terem uma base. “Um pai que incentiva o filho a ser questionador, a ser proativo e persistente terá um perfil de um pesquisador”, segundo Edena Grein, administradora da iniciação científica da PUCPR.

Como participar dos programas de pesquisas

PIBIC Jr:
Para ser um candidato ao PIBIC Jr, é necessário ter qualidades de um pesquisador: persistência, visão crítica e vontade de aprender e ser um ótimo estudante. As escolas parceiras indicam os estudantes que se destacam e demonstram interesse como candidatos ao programa. Em seguida, uma reunião é feita na PUCPR para que os futuros pesquisadores tenham seu primeiro contato com o professor que irá orientá-los e então definir um cronograma de trabalho para o ano do desenvolvimento científico.

PIBIC Master:
A bolsa ofertada, de 12 a 36 meses, está destinada a estudantes que já tenham completado 50% do seu curso de graduação e que possam se dedicar integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa, já que deverão cursar disciplinas do mestrado em paralelo a graduação.

PIBID:
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) é um convênio firmado entre a CAPES e a PUCPR com bolsas para estudantes de cursos de Licenciatura. É uma proposta de valorização dos futuros docentes
durante seu processo de formação.