Ponta Grossa elegerá no domingo a primeira mulher a comandar a Prefeitura

por Luca Matheus Rocha de Góes
Ponta Grossa elegerá no domingo a primeira mulher a comandar a Prefeitura

Mabel Canto (PSC) e Professora Elizabeth (PSD) fazem a única disputa de segundo turno no Paraná nestas eleições.

Por Lucas Matheus

Eleitores concluem no domingo (29) a escolha de quem vai comandar o Poder Executivo em Ponta Grossa. Pela primeira vez, a cidade vai ter uma mulher ocupando o cargo de prefeita. As candidatas que foram para o segundo turno são Mabel Canto (PSC), a mais votada, com 37,27% dos votos na cidade, e Professora Elizabeth (PSD), que conseguiu 31,15% dos votos.
No primeiro turno, realizado em 15 de novembro, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou que 184.464 eleitores da cidade de Ponta Grossa participaram da votação. Pela primeira vez na história duas mulheres estão concorrendo ao segundo turno.
A cidade teve cinco diferentes prefeitos eleitos e oito mandatos ao total, desde a redemocratização. Todos os candidatos eleitos desde 1988 foram homens. As quatro últimas eleições da cidade foram decididas em segundo turno.
Atualmente deputada estadual, Mabel Canto, 35 anos, é nascida em Clevelândia e mora em Ponta Grossa há 28 anos. A advogada e radialista é filha do ex-prefeito da cidade de Ponta Grossa Jocelito Canto (PSDB), que ocupou o cargo de 1996 até 2000.
A candidata do partido Social Cristão (PSC) iniciou no rádio aos 15 anos apresentando o programa O Repórter. Trabalhou como assessora jurídica na Secretaria de Estado da Segurança Pública do Paraná e foi técnica responsável pelo programa Leite das Crianças em Campos Gerais.
“Nós temos feito uma campanha limpa e transparente desde o início do 1º turno, compartilhando nossas propostas e deixando espaço para diálogo com nossos eleitores”, divulgou Mabel Canto nas redes sociais.
A candidata faz parte da coligação ‘Ponta Grossa em primeiro Lugar’ que é composta pelos partidos PSC, PSB, MDB, Cidadania, PDT, Podemos, PP e PMB.
Elizabeth Schmidt, 69 anos, nasceu em Ponta Grossa e é professora aposentada. Iniciou sua jornada na política no ano de 2000. É atualmente a vice-prefeita da cidade e está na disputa para a prefeitura no segundo turno nas eleições de 2020.
A candidata do partido Social Democrático (PSD) foi secretária de Cultura e Turismo durante o governo de Pedro Wosgrau (PSDB) em 2005, gestora da pasta de Turismo e também secretária da Administração e Recursos Humanos na gestão do atual prefeito da cidade Marcelo Rangel (PSDB).
“Vamos continuar com o trabalho e o diálogo para mostrar que nosso projeto é o melhor para Ponta Grossa!”, postou a candidata nas redes sociais após os resultados do primeiro turno.
Elizabeth faz parte da coligação ‘Somos todos Ponta Grossa’, composta pelos partidos PSD, PV, Avante e PSDB.