Reveja a sabatina da PUCPR com João Arruda (MDB)

por Portal Comunicare
Reveja a sabatina da PUCPR com João Arruda (MDB)

Universidade sabatina, nesta semana, nove candidatos ao Governo do Paraná

Por Thais Porsch| Foto: Luis Gustavo Ribeiro

A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) sabatinou, na noite desta quinta-feira (13), o candidato ao governo do Paraná João Arruda (MDB). O candidato Dr. Rosinha (PT) também foi sabatinado nesta noite. O evento foi realizado pelos cursos de Jornalismo e Direito, em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) da PUCPR e com o Portal Bem Paraná.

João Arruda (MDB) já no início da sabatina afirmou que foi “o primeiro a denunciar a Patrulha Rodoviária”, se referindo as fraudes ocorridas no programa e prisão do ex-governador Beto Richa. E afirmou: “Não quero repetir nada desse governo que está ai, todos ai que estão na cadeia”.

Reveja abaixo a sabatina, que aconteceu no auditório John Henry Newman, no câmpus de Curitiba da PUCR, e foi transmitida pelo Laboratório de Comunicação (LabCom) da Escola de Comunicação e Artes (ECA).

Na questão da educação, Arruda afirmou que é preciso trabalhar em parcerias com os professores. E criticou as medidas do governo Richa. “Como trabalhar com parceira quando um professor é agredido em frente a Assembleia do Paraná?”. Além disso, o candidato prometei melhorias no ensino fundamental e médio com festival de artes e competições e defendeu maior autonomia a gestão das universidades públicas.

João Arruda defendeu o candidato ao Senado Roberto Requião (MDB), e declarou que “queremos resgatar a educação do governo Requião”. O candidato também afirmou: ” Tenho uma relação de pai e filho com Requião, mas ele é um político independente”.

Para João Arruda (MDB) “é preciso valorizar os pequenos produtores” e será “um governador que vá trabalhar com a bancada federal”. O candidato não mediu esforços em críticas a outros candidatos, como seu adversário ao senado Ratinho Júnior (PSD), afirmando que “Ratinho Júnior é um leitão vesgo, mama em uma teta olhando para a outra. Estou muito mais preparado que eles [adversários] para governar o Paraná”.

No que diz respeito aos direito sociais e minorias, Arruda defendeu em programa de eixo específico só para mulheres e que pretende “ governar para todos os paranaenses, para os prefeitos, para os professores, para os negros, para o grupo LGBT, para todos”

Para o candidato “a economia do estado não vai se resolver de um dia para o outro” e planeja  reformas na previdência e reforma fiscal. Igualmente, ele disse que não irá usufruir a aposentaria de governador. 

O candidato cobrou maior fiscalização de obras dos pedágios  e que irá “construir mais penitenciárias”. Quando questionado sobre a verba para isso ele afirmou que “vamos ter que buscar dinheiro no Governo Federal”.

Participe das próximas sabatinas

As sabatinas acontecem entre 10 e 14 de setembro, das 19h às 22h15, com dois candidatos entrevistados por noite e uma candidata na última noite. Dos 10 concorrentes ao cargo, nove participam da sabatina, já que a atual governadora do Estado e candidata, Cida Borghetti (PP), informou que, por falta de horários na agenda, não irá participar.

Os candidatos Professor Piva (PSOL), Ivan Bernardo (PSTU), Jorge Bernardi (Rede), Ogier Buchi (PSL), Ratinho Junior (PSD),  Geonísio Marinho (PRTB) e Dr. Rosinha (PT)  já foram sabatinados.

Para participar do evento é necessário realizar a inscrição, que deve ser efetuada aqui. Para acessar o auditório, é solicitada a entrega de uma caixa de giz, uma caixa de lápis de cor ou um kit contendo caneta, lápis e borracha.

As demais sabatinas também serão transmitidas ao vivo pelo Portal Comunicare, a partir do LabCom.

A programação completa está abaixo.