Será verdade que a Floresta Amazônica não pega fogo?

por Vinicius Bittencourt
Será verdade que a Floresta Amazônica não pega fogo?

Por Guilherme Araki, Tiago Carraro e Vinicius Bittencourt

No dia 16 de novembro de 2021, o presidente Jair Bolsonaro afirmou em entrevista, a qual foi recortada e compartilhada no TikTok pelo deputado federal Camilo Capiberibe,  que “a Floresta Amazônica, por ser úmida, não pega fogo”. O conteúdo teve 43.600 visualizações na plataforma.

@camilocapiberibepsb Bolsonaro diz que nossa Amazônia não pega fogo. Pior presidente de todos os tempos. #forabolsonaro #forabozo #bolsonaro #amazonia #fogo #fy #viral ♬ som original – Deputado Camilo Capiberibe

Será verdade essa afirmação? Não, é falsa. 

 

De acordo com dados oficiais do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), só no mês da declaração do presidente, foram registrados 5.779 focos de queimadas na Amazônia. Em 2022, já são 4.433 focos registrados até aqui, e o mês de maio é o destaque do período com 1.749. Além disso, ainda segundo o Inpe, a Amazônia foi o segundo bioma brasileiro mais afetado pelas queimadas em 2021, com 37.938 km² de áreas devastadas.

A bióloga e professora da Universidade de Brasília, Mercedes Bustamante, em entrevista à CNN, analisou a fala de Bolsonaro. “A Amazônia é uma floresta tropical úmida, mas o que precisamos considerar é que a floresta está sob impactos de alterações induzidas pelo homem. Quando há processos de desmatamento, [ele] fragmenta a floresta em pequenas unidades e aumenta o ‘efeito de borda’: a borda da floresta vai ficando mais seca e mais suscetível aos incêndios florestais”.

Constatações como essa provam que é sempre necessário fazer uma checagem de dados e consultar especialistas, mesmo que as falas partam de figuras públicas. Isso combate a desinformação e a propagação de “fake news”.