Será verdade que Bolsonaro levou água para o Nordeste?

por Mariana Alves de Oliveira
Será verdade que Bolsonaro levou água para o Nordeste?

O presidente Jair Bolsonaro dá posse ao novo ministro da Educação, Abraham Weintraub, em cerimônia no Palácio do Planalto.

Por Eduardo Veiga, Guilherme Kruklis e Mariana Alves

No vídeo intitulado “Quem este presidente pensa que é?”, presente no TikTok, é afirmado que o Presidente da República Jair Bolsonaro é responsável por “levar água ao nordeste” e “ao povo nordestino”. De acordo com a pessoa que pronuncia a mensagem, governos passados teriam prometido que levariam redes de abastecimento à região do país em questão, mas não teriam cumprido.

O Portal Comunicare mapeou ao menos dois vídeos diferentes na plataforma que utilizam, em essência, o mesmo texto e fazem as mesmas afirmações a respeito da atuação de Bolsonaro. Não foi possível encontrar os vídeos originais, no entanto.  Ao somar o número de visualizações de apenas duas postagens que veiculam o texto são aproximadamente 300 mil reproduções – 278 mil e 21 mil visualizações, respectivamente, dos perfis “bolsonews1” e “fabioduboficial”. O primeiro perfil publicou o vídeo em 31 de março e o segundo 4 de abril deste ano. A publicação de “bolsonews1” teve, só no WhatsApp, cerca de 93 mil compartilhamentos.

 

Bolsonaro levou água para o Nordeste? Falso!

A atribuição da expansão da rede de abastecimento de água no nordeste ao atual presidente não é correta, pois Bolsonaro foi responsável apenas por inaugurar obras de abastecimento em estados como Piauí e Bahia. A transposição do Rio São Francisco, projeto iniciado nos governos Lula que teria o objetivo de minimizar a crise hídrica na região, já operava em 2017, estava 80% concluída em 2018 e, em 2022, ainda não foi terminada.

Nos vídeos publicados no TikTok, afirmações são feitas seguidamente com a intenção de defender o governo de Jair Bolsonaro e supostos feitos da gestão. De fato, várias informações citadas são corretas, no entanto, com o volume de destaques feito pelo texto, pode-se não perceber o momento em que uma desinformação é adicionada ao vídeo.

O conteúdo, de modo geral, intencionalmente ou não, propaga informações falsas e imprecisas.