Temporal em Curitiba afeta 8 mil pessoas e causa destruição

por Beatriz Bleyer
Temporal em Curitiba afeta 8 mil pessoas e causa destruição

Chuva com granizo causa danos em cidades do estado, incluindo desabamentos e quedas de árvores

Por Beatriz Bleyer

Os temporais que atingiram o Paraná nesta quinta-feira (30), desde a primeira hora da madrugada, provocaram destelhamentos, alagamentos e quedas de árvores. A previsão indica mais chuva para o resto da semana. Mais de oito mil pessoas de 12 municípios paranaenses foram afetadas, segundo a Defesa Civil. Ao todo, 2.081 casas foram danificadas, com 12 desalojamentos.

Em Guarapuava, na região central, foi registrada a morte de uma criança de oito meses devido ao desmoronamento de um muro.

Na Grande Curitiba, o município mais atingido foi Rio Branco do Sul, onde a forte queda de granizo danificou 500 residências, afetando 2 mil pessoas. Em Pinhais, 400 residências sofreram danos, afetando 1,6 mil pessoas.

No decorrer da madrugada se formaram várias áreas de temporais sobre o centro-leste do Paraná. Houve muita descarga elétrica, chuva forte e inclusive granizo em municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

A aposentada, Filomena  Silva, 70 anos, acordou de madrugada com sua casa inundada, e o teto desabando.  “Nossa casa já é simples, e aí vem essa chuva; nós perdemos tudo”, disse.

Os moradores afetados procuraram como uma solução rápida para proteger a casa da chuva o uso de lonas, que foram fornecidas no exércitos de Curitiba e região, e também pela Defesa Civil.

De acordo com a meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Ana Beatriz Porto da Silva, os eventos de precipitações com granizo não são identificados pelas estações meteorológicas, porém a chuva já era prevista.

O Simepar e a Defesa Civil enviaram alertas sobre as ocorrências por volta das 2h e, novamente, às 6hs.  Ana Beatriz Porto da Silva explicou que a formação foi rápida e de intensidade inesperada. “Foram pequenos núcleos de temporais dentro de uma grande área de instabilidade que atinge desde o Rio Grande do Sul até o Centro-Sul do Paraná”, disse.

Previsão indica que chuvas devem continuar

Imagens de satélites do Instituto Meteorológico Simepar mostram que ainda há nebulosidade bem desenvolvida e com potencial para chuva. A previsão é que a chuva continue nesta quinta-feira e nos próximos dois dias. “Para sexta-feira, a previsão é de temporais na Região Metropolitana de Curitiba e na metade Sul do Paraná”, informa Ana Beatriz.

 O Instituto Nacional de Meteorologia lançou um alerta laranja, de chuva acumulada.