Visitas de campo marcam a primeira edição de curso de extensão da Cátedra Curitiba

por Caio Yuke
Visitas de campo marcam a primeira edição de curso de extensão da Cátedra Curitiba

Professores do LabCidades da PUCPR e técnicos do Ippuc apresentaram projetos e desafios do planejamento urbano, com ênfase no transporte e patrimônio

Por Caio Yuke | Foto: Caio Yuke

O legado e os desafios do planejamento urbano foram discutidos in loco por alunos do primeiro curso de extensão da Cátedra Curitiba, realizado na última semana. Os participantes tiveram aulas teóricas e de campo para conhecer a história, o patrimônio e o planejamento urbanístico da cidade de Curitiba. Com o acompanhamento das professoras Sylvia Leitão e Marta Gabardo, do curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR e do LabCidades, os alunos visitaram vários pontos da cidade na quarta-feira (19) e quinta-feira (20) e assistiram a palestras com técnicos do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

Os estudantes visitaram vários espaços do centro histórico de Curitiba, como o Largo da Ordem, o Memorial de Curitiba, a Rua XV de Novembro e o Cine Passeio. A partir das visitas, puderam entender o processo de urbanização da capital paranaense, desde os tempos dos colonizadores europeus até a contemporaneidade.

No Cine Passeio, os arquitetos do IPPUC, Mauro Magnabosco e Carla Choma, explicaram o projeto “Rosto da Cidade” da Prefeitura de Curitiba, que consiste em restaurar o perímetro do Centro da cidade com grande importância histórica. O projeto é divido em seis etapas, cada uma com foco em uma área do perímetro traçado abaixo.

 

Entre os lugares restaurados, estão a Casa Hoffmann; Casa Romário Martins; Casa da Memória; Memorial de Curitiba; Arcadas de São Francisco; Palacete Wolf; Casa do Artesanato; Conservatório de Música Popular Brasileira; Solar dos Guimarães; Cinemateca; Novelas Curitibanas Cemitério Municipal; Solar do Barão e União Paranaense dos Estudantes.

Segundo os arquitetos, o projeto tem a finalidade de valorizar o centro da cidade e evitar problemas como os enfrentados por grandes cidades brasileiras como o Rio de Janeiro e São Paulo, onde áreas centrais acabaram se transformando em bolsões de consumo de drogas.

O projeto de revitalização do Centro de Curitiba prevê a criação do Estúdio Riachuelo de Artes Digitais, que será voltado para a área de jogos e design. O estúdio ficará na antiga Casa Lerner, importante no acolhimento de refugiados judeus da 2ª Guerra Mundial e que será reformada e entregue no segundo semestre de 2024, servindo como articulador entre o Cine Passeio e o Solar do Barão.

O Cine Passeio, onde os alunos do curso foram recebidos, é outro exemplar do patrimônio restaurado. O imóvel, que foi fábrica de embalagens e um quartel do exército, hoje tem a função de promover arte e cultura de forma inclusiva..

No primeiro dia de visita técnica, os alunos conheceram o sistema de transporte da cidade, com seus terminais integrados e estações tubo. Eles foram recebidos no Ippuc pela assessora de Investimentos do Ippuc, Ana Jayme.

A expectativa da professora Sylvia Leitão é de que as atividades da Cátedra Curitiba possam ser realizadas com mais frequência a cada semestre. “Buscamos oferecer novas experiências práticas para os estudantes e profissionais interessados pela arquitetura, urbanismo e planejamento”, afirma.