Portal Comunicare passa a publicar charges

por Giovanna Catapan
Portal Comunicare passa a publicar charges

O chargista Matheus Cardoso Fernandes, estudante do sétimo período de Design, faz parte da equipe do Núcleo EBA de Economia Criativa

Por Giovanna Catapan | Foto: Divulgação/Alien

O Portal Comunicare, portal laboratorial do curso de Jornalismo da PUCPR, passa, a partir desta semana, a publicar charges. Os desenhos são feitos pelo estudante de Design da PUCPR Matheus Cardoso Fernandes, de 20 anos. Matheus, que desenha há cerca de três anos, assinará as charges como Alien. A estreia do chargista no portal pode ser vista aqui.

Confira, a seguir, uma entrevista feita pela equipe do Portal Comunicare com o chargista.

O que é o design para você?

Design é uma forma de resolver problemas, e acho uma forma muito boa de você resolver problemas. É uma forma muito boa de você explorar  sua criatividade.

O que levou você escolher o curso de Design?

Por influências de alguns nomes, como o designer  brasileiro Victor Berriel. Acho que trabalhar com algo criativo é estar descobrindo coisas novas.

Qual é a área do design de que você gosta?

Design Gráfico.

Há quanto tempo você desenha?

Essa questão de desenhar charges e tirinhas, começou desde a minha pré-adolescência. E, durante o sexto ano [do Ensino Médio], eu desenvolvi uma série de quadrinhos sobre ninjas. Para ter mais criatividades, eu precisei entrar na faculdade. Comecei a fazer piadas com aquilo que os meus professores falavam: desenhava nos meus cadernos e compartilhava com os meus amigos; e foi assim que percebi que gostava de fazer aquilo.

Pretende trabalhar com desenhos, quando se formar?

Eu gosto bastante de trabalhar com charges; prefiro trabalhar com isso do que com o design, em que você precisa fazer as coisas de forma obrigada pelo cliente. Fazer as charges é mais livre; é fazer um trabalho sobre aquilo que você gosta.

Qual foi a sensação que você teve ao entrar pela primeira vez na Sala Fatos?

Quando eu subi as escadas do LabCom pela primeira vez e vi a Sala Fatos, ela parecia brilhar. O pessoal que atua no projeto é muito bacana, e  eu acho muito legal ser de um curso diferente das demais pessoas. É muito legal estar em um projeto com visibilidade; antes, eu postava nas minhas redes, só para os amigos verem.