10703374_727330857321054_1012582869_o1 (2)
Cinco ferramentas úteis para definir o voto

Conheça aplicativos e sites que ajudam a avaliar os candidatos

Por Brenda Iung, Ingrid Teles e Luciano Schmidt

 

10703374_727330857321054_1012582869_o1 (2)

Com a tecnologia, ficou ainda mais fácil ter convicção de que se está votando no candidato correto.  O Portal Comunicare fez uma lista de ferramentas úteis, inclusive a simulação de urna para quem votará pela primeira vez, disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

1 – Voto x Veto

O aplicativo Voto x Veto é conhecido como o “Tinder” das eleições e apresenta uma proposta feita por algum candidato.  O usuário deve votar ou vetar na proposta apresentada e só após a escolha é possível descobrir quem foi o autor.
Disponível gratuitamente para Android, IOS e Windows Phone http://www.votoxveto.com/

2 – Eleições 2014 –Meu voto digital

O aplicativo Eleições 2014 serve para acompanhar o desempenho de seu candidato, através da avaliação de outros usuários. Algumas informações sobre a vida política e pública dos concorrentes são baseadas no que se é disponibilizado  pelo TSE. Além de acompanhar os tweets, vídeos, propostas de governo, ter  informações sobre os vices e suplentes, é possível fazer uma “cola” para usar no dia das eleições.

Disponível gratuitamente para Android http://www.meuvotodigital.com.br

3- Simulador – Eleição 2014

A simulação está disponível no site do TSE, com visual simples. Há apenas uma urna e serve como um treino para os eleitores que vão votar pela primeira vez. Mostra candidatos e partidos fictícios para escolha e respeita a ordem da votação comum: Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente.
Disponível no site: http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2014/simulador-de-votacao/simulador-eleicao-2014

4 – Acordei

O aplicativo mostra os perfis completos dos candidatos, tudo com base nas divulgações do TSE. Apresenta, inclusive, nível de instrução, ocupação, gastos na campanha e os bens declarados.

Disponível gratuitamente para Android e IOS

5 – Candibook – Gazeta do Povo

A plataforma disponibilizada pelo site da Gazeta do Povo permite, por meio de um teste, que o usuário descubra seu posicionamento político e encontre um candidato que tenha o mesmo posicionamento. É possível encontrar informações sobre o que faz cada cargo, sobre a prestação de contas da Assembleia Legislativa do Paraná.  Também pode-se fazer uma cola para usar no dia da eleição.

Disponível em: http://www.gazetadopovo.com.br/vidapublica/eleicoes/2014/candibook/

Fechado para comentários.