IMG_6058
Confira a programação de hoje da Semana Acadêmica Vozearte

Segundo dia de evento tem palestras e debates em várias áreas

Por Bruna Toti
O segundo dia da Semana Acadêmica Vozearte, das Escolas de Comunicação e Arte (ECA) da PUCPR, ocorre nesta quinta-feira (25). O primeiro evento é uma mini apresentação da Semana Acadêmica e a divulgação de avisos sobre a abertura da noite; os interessados devem se dirigir ao Auditório Tuca, no Bloco Verde, às 8h.

Às 8h10, a tatuadora e artista visual Angelica Spinardi e a jornalista Gabriela Titon abordam as interseções entre invisibilidade, resistência e representatividade. O Projeto Tattoo Like a Girl, de Angelica, busca dar espaço e fortalecer a cena artística feminina, com eventos que promovem as produções autorais e body art. Gabriela é autora do projeto Trampo das Minas, que é articulador de atuações femininas nos âmbitos artístico-cultural e economia criativa.
Diante de uma sociedade em constante desconstrução, as palestrantes têm o objetivo de debater sobre o atual cenário da arte, ainda excludente em relação às mulheres. Pretendem discutir, também, a importância da representatividade feminina, buscando abrir novos olhares e caminhos.

 

James Alberti fala sobre Jornalismo Investigativo

Também às 8h10, no auditório Tuca, o jornalista James Alberti conta sua história com o Jornalismo Investigativo e sua experiência na cobertura da Lava Jato. Alberti vai começar com a série Diários Secretos, que revelou um esquema de desvio de dinheiro da Assembleia Legislativa do Paraná. Ao todo, o planejamento, investigação e execução dessa série exigiram de James 4 anos de trabalho. Outra denúncia posta na mídia por James foi a Publicano, sobre corrupção e pedofilia na Receita Estadual do Paraná. Em decorrência dessa reportagem, e do impacto que ela teve no governo estadual, James foi ameaçado de morte, ficando 10 meses longe de Curitiba.

James trabalha na RPCTV e foi coordenador da cobertura da Operação Lava Jato na emissora. Ele pretende contar como é feita a cobertura dessa operação, que é complexa e delicada, fazendo um paralelo com questões jurídicas. Na opinião de James, a Operação Lava Jato tem uma transparência nunca antes vista no Brasil.

Ele pretende, na palestra, mostrar para os alunos como deve ser feito um bom planejamento e os cuidados que devem ser tomados na execução de uma reportagem de cunho investigativo. Por conta dos 19 anos de experiência no mercado do jornalismo, James focará a palestra no âmbito jornalistico, mas a palestra é aberta a todos. O objetivo do jornalista com essa palestra é fazer com que futuros profissionais extraiam o máximo de sua apresentação.

 

Adriana Baggio palestra sobre Gêneros e Representatividade

Às 9h40 a redatora, professora e pesquisadora, Adriana Baggio, ministra uma palestra sobre Gêneros e Representatividade. Um papo sobre quem aparece e como aparece na publicidade e o que isso diz da nossa sociedade.

 

Programação da noite

A noite começa com a Abertura Vozearte, no auditório Tuca. Às 20h40, no auditório Gregor Mendel, uma mesa redonda sobre o mercado de trabalho para os cursos de Comunicação Social esclarece dúvidas frequentes dos estudantes. Os convidados são os professores Renan Colombo, de jornalismo; Daniel Abeche, de Publicidade e Propaganda; e Marcos José Zablonski, de Relações Públicas, além de alunos formados.

Também às 20h40, no auditório Tuca, Marianna Greca ministra uma palestra sobre estratégias e mídias sociais. A palestrante é publicitária e consultora de Marketing de Conteúdo para Redes Sociais, com experiência em comunicação online para grandes marcas.

No auditório Mário de Abreu, Ravi Brasileiro apresenta combinatividade em música: processos criativos. Ravi é cantautor curitibano e a proposta de sua música é incluir a alegria na forma de enxergar as experiências da vida. Ele tem buscado a simplicidade na forma de dizer e de provocar reflexão.

A palestra Práticas de Música no Fundamental 1: mesclando metodologias, busca mostrar como é possível trabalhar com música mesmo nas escolas que não dispõem de recursos. A professora Jeimely Heep Bornholdt vai mostrar como as metodologias que usam o corpo, além de instrumentos musicais alternativos, podem auxiliar na execução de uma aula de música satisfatória.

 

Serviço

Para mais informações acesse a página do Facebook da Vozearte e também na página do evento. Inscrições para as palestras podem ser feitas no site oficial do evento.

Confira abaixo a programação completa do dia 25 de agosto da Semana Acadêmica Vozearte:

8h

  • Mini apresentação de semana acadêmica e avisos sobre a abertura da noite: Auditório Tuca

8h10

  • Lava Jato e Jornalismo Investigativo, com James Alberti, no Auditório Tuca.
  • Mulheres na arte: interseções entre invisibilidade, resistência e representatividade, com Angelica Spinardi e Gabriela Titon, no Auditório Mendel.

9h40

  • Gêneros e representatividade, com Adriana Baggio.

19h

  • Abertura Vozearte, no Auditório Tuca, no Auditório Mendel.

20h40

  • O mercado de trabalho – Publicidade, Relações Públicas e Jornalismo , com Daniel Abeche, Renan Colombo, Marcos José Zablonski e alunos formados
  • Estratégia e mídia social, com Marianna Greca, no Auditório Tuca.
  • Combinatividade em música: processos criativos, com Ravi Brasileiro, no Auditório Mário de Abreu.
  • Práticas de música no fundamental 1: mesclando metodologias, com Jeimely Hepp, na Sala de Música do DCE,

Fechado para comentários.