Fotografias de protestos realizados em junho compõem exposição
Foto: André Rodrigues/Divulgação
“Curitiba Protesta” expõe trabalho de fotojornalistas

Exibição segue até novembro no Memorial de Curitiba

Alana Dombrowski Lima

 

Fotografias de protestos realizados em junho compõem exposição
Foto: André Rodrigues/Divulgação

A exposição “Curitiba Protesta” está em cartaz no Memorial de Curitiba desde o dia 16 deste mês e vai até o dia 3 de novembro. A mostra conta com 60 imagens de diversos fotojornalistas que estiveram presentes na onda de protestos ocorridos no mês de junho.

André Rodrigues, integrante da Associação de Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Estado do Paraná (Arfoc-PR) e organizador da exposição,  conta que houve muitas dificuldades na realização das fotografias, como a chuva, a distância e o equipamento como um todo, além do sentimento de insegurança.

Com relação à fotografia que mais chamou a sua atenção, André afirma: “cada foto tem um contexto e detalha particularidades dos protestos. Mas gostei muito de uma foto do Daniel Castellano. Ela tem um ‘quê’ de angústia, de revolta, mas uma revolta angustiante; eu diria. Como algo que estava engasgado há muito tempo”, destaca.

A escolha da imagem pelo fotógrafo como favorita, entre as expostas, coincide com a do técnico em informática, e também fotógrafo amador, André Luiz Santos Lima que, entretanto, tem outro olhar sobre a fotografia. “Os tubos de ônibus quebrados ilustram bem que muita gente foi às ruas apenas para acompanhar uma multidão, mas não com o intuito de protestar pacificamente”, diz. Na opinião de Lima, porém, as manifestações tiveram resultados práticos, como a diminuição no preço da passagem do transporte coletivo.

Imagem que mais chamou a atenção de André Rodrigues e André Lima, cada um com sua interpretação
Foto: Daniel Castellano/Divulgação

 

Serviço

A exposição fica na Rua Claudino dos Santos, 79, no Centro. O horário de funcionamento vai das 09:00h às 12:00h e das 13:00h às 18:00h, de terça a sexta, e das 09:00h às 15:00h aos sábados, domingos e feriados. A entrada é franca.

Equipe: Bruna Caroline Santos Cavalheiro, Daniele Dalla Libera Alcólea

 

Fechado para comentários.