post04
Curso de Jornalismo da PUCPR discute tendências jornalísticas contemporâneas

Beta Jornalismo 2014 conta com palestras nacionais e internacionais

Da redação

post04

O curso de Jornalismo da PUCPR promove no sábado, 22 de novembro, a segunda edição do Beta Jornalismo, evento anual que discute tendências do jornalismo e da comunicação, com convidados e palestrantes nacionais e internacionais. Serão, ao todo, sete palestras com temas ligados às narrativas de TV, jornalismo investigativo, radiojornalismo, jornalismo humanitário, cobertura esportiva no exterior, jornalismo customizado e cidadania e jornalismo empresarial.

Com palestras de hora em hora, o Beta Jornalismo contará com a presença de Marcelo Canellas (Rede Globo), Marina Dias (Agência Pública), Patricia Palumbo (Rádio Lumen FM), Vânia Alves (Médicos Sem Fronteiras), Lucas Duarte (FC Barcelona), Décio Galina (Editora Trip) e Francisco Viana (Aberje).

O evento, aberto a estudantes e profissionais das áreas de jornalismo e comunicação, será realizado no Teatro Universitário da PUCPR (TUCA), das 8h45 às 18h. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo hotsite portalcomunicare.com.br/betajornalismo2014.

Para o coordenador do curso de Jornalismo, professor Julius Nunes, o Beta Jornalismo tem como objetivo “discutir temas emergentes do mercado, possibilitando um contato mais próximo entre estudantes e profissionais de destaque no cenário da comunicação”.

Serviço:
Beta Jornalismo 2014
Data: 22 de novembro (sábado)
Horário: das 8h45 às 18h
Local: TUCA (bloco azul) – PUCPR – Câmpus Prado Velho
Informações e Inscrições: www.portalcomunicare.com.br/betajornalismo2014

Programação do Beta Jornalismo 2014

7h30 – Início da entrega das credenciais

8h45 – Abertura

9h – Francisco Viana – Ascensão da cidadania e os desafios do novo jornalismo empresarial

10h – Décio Galina – Jornalismo Customizado – O caso da Trip Editora

11h – Lucas Duarte – Cobertura esportiva no exterior

12h – Intervalo

14h – Marina Dias – Jornalismo investigativo independente da Agência Pública

15h – Patricia Palumbo – Do gravador de rolo ao Vozes em Casa – 30 anos de rádio

16h – Vânia Alves – Jornalismo humanitário: coberturas de conflitos armados, desastres naturais e epidemias

17h – Marcelo Canellas – Narrativa e grande reportagem na TV

Participantes:

1Francisco_Viana1-300x300Francisco Viana

Jornalista e comunicador, é formado pela Universidade Federal da Bahia, com mestrado em Filosofia Política pela PUC/São Paulo. Trabalhou em inúmeros jornais e revistas, como A Tarde, O Globo, e Revista IstoÉ, onde foi editor durante 12 anos. Por sete anos editou a Revista do Bradesco, maior tiragem em publicação empresarial do país. Foi diretor de projetos institucionais da revista Carta Capital e da Editora Três. Atuou como docente nas Faculdades da Cidade, Facamp, Fundação Armando Alvares Penteado e PUCSP. Colaborou com o jornal Opinião, jornal Gazeta Mercantil, Revista Imprensa, Revista da CNI, FIESP e Vogue. Atualmente é consultor de empresas, além de articulista do site da Aberje. Autor de diversas obras, como Marx e o labirinto da utopia; De Cara com a Mídia; e Comunicação Empresarial de A a Z.

2Decio_Galina1-300x300Décio Galina

É paulistano e formado em Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero (SP). Durante o curso, trabalhou na Rádio Gazeta, na TV Gazeta, na Gazeta Esportiva e foi contratado pelo jornalista Caco Barcellos para trabalhar no levantamento de dados e na pesquisa do livro Rota 66, que ganhou o prêmio Jabuti na categoria reportagem em 1993. Morou em Londres e viajou pela Índia e pelo Nepal. Ingressou na editoria Geral do jornal Notícias Populares (Grupo Folha), Em 2001, ingressou na Trip Editora (SP), onde trabalha há 14 anos, sempre com revistas customizadas. Tem trabalhos publicados nos jornais Folha de S. Paulo, Jornal da Tarde, Revista da Folha, revista Serafina, revista Caminhos da Terra, revista Próxima Viagem e Vida Simples.

3_Lucas_Duarte-300x300Lucas Duarte

Jornalista formado pela Universidade Tuiuti do Paraná, atua desde 2003 em Barcelona, Espanha. É especialista em Reportagem, Comunicação Política e Relações Institucionais pela Universitat Ramon Llull (Barcelona). Atua no jornalismo esportivo como redator do site FIFA.com e como editor internacional do FC Barcelona, responsável pelos conteúdos digitais do clube no idioma português. É correspondente internacional e colunista freelancer em diversos veículos, como no Fox Sports Norte, Tribuna do Paraná e blogueiro do Paraná Online. Iniciou sua carreira como colaborador do diário Lance!.

4Marina_Dias-300x300Marina Dias

É formada em Jornalismo pela Universidade Estadual de Londrina. Trabalhou como repórter na Rádio UEL FM e como gerente de mídias sociais em campanha para as eleições para a Prefeitura de Londrina em 2012. Como assistente de comunicação na In Press Porter Novelli, fez parte do time de assessoria de imprensa da Embraco. Atualmente, é coordenadora de comunicação na Agência Pública de Jornalismo Investigativo.

 

5Patricia_Palumbo-300x300Patricia Palumbo

Jornalista formada pela PUC SP, também cursou História na USP. Criou, apresenta, pauta e dirige o programa Vozes do Brasil, há 15 anos no ar pela Eldorado FM em São Paulo, em rede com 8 emissoras pelo país, entre elas a Lumen FM. É coautora do média-metragem “Vozes do Brasil – Do (co) Mentado”. Há 14 anos apresenta o Instrumental Sesc Brasil. Publicou Vozes do Brasil volumes 1 e 2, uma seleção de suas entrevistas com expoentes da música brasileira contemporânea. Três vezes premiada pela APCA – Associação Paulista dos Críticos de Arte – por seu trabalho em rádio. Recebeu o Prêmio Docol de Meio Ambiente. Atua como conselheira da Fundação SOS Mata Atlântica. É diretora-presidente do Instituto Albatroz, colaboradora da Conservação Internacional e júri do Prêmio da Biodiversidade da Mata Atlântica.

6Vania_Alves-300x300Vânia Alves

É jornalista e assessora de imprensa de Médicos Sem Fronteiras (MSF), onde trabalha desde 2010.  MSF tem 40 anos de experiência em situações extremas como conflitos armados, desastres naturais, epidemias e desnutrição. A organização, que hoje atua em cerca de 70 países, foi fundada em 1971 por um grupo de médicos e jornalistas. Além de levar ajuda médico-humanitária, tem a missão de chamar a atenção do público para as crises nos países onde atua. Antes de MSF, Vânia trabalhou em outras organizações do terceiro setor. Ela vem se dedicando a essa área há mais de 10 anos.

7Marcelo_Canellas-300x300Marcelo Canellas

Formado em Comunicação Social na Universidade Federal de Santa Maria em 1987. Desde 1990 é repórter especial da Globo, onde se especializou em temas ligados a Direitos Sociais e Humanos. Desde então tem dividido sua vida profissional entre Rio de Janeiro e Brasília, cidades onde tem feito reportagens para diversos veículos da emissora como Fantástico, Jornal Nacional ou Globo Repórter. Canellas é um dos jornalistas mais premiados da televisão brasileira.

 

 

Fechado para comentários.