Expocom marca último dia do Intercom Sul 2016

por Ex-alunos
Expocom marca último dia do Intercom Sul 2016

Premiação contou com a presença de professores e alunos de diversas faculdades

Por Patricia Munhoz

A entrega dos prêmios do Expocom, neste sábado (28), marcou o último dia do Intercom Sul 2016, realizado na PUCPR. No evento de encerramento, a banda atlética da PUCPR fez um show de bateria e também teve uma apresentação de música por professores de teatro e música da PUCPR.

 

Saiba como foram os principais eventos do Intercom Sul 2016:

Dia 26 (quinta): Discussão sobre educação abre oficialmente Intercom Sul 2016

Dia 26 (quinta): Convidados analisam produção de Jornalismo em multiplataformas

Dia 26 (quinta): Intercom Sul: especialistas discutem tendências de RP

Dia 26 (quinta): Mesa debate necessidades do mercado publicitário

Dia 27 (sexta): Comunicadores debatem crise e mercado de trabalho

Dia 27 (sexta): Intercom debate cobertura da Operação Lava Jato

Dia 28 (sábado): Expocom marca último dia do Intercom Sul 2016

 

A coordenadora do evento, Juliana Custódio, foi premiada em nome de toda a equipe que organizou o Intercom Sul da PUCPR. O professor Álvaro, da Universidade Caxias do Sul, anunciou o próximo Intercom Sul 2017, ele disse que o próximo, se não for maior, será no mínimo igual ao e 2016.

Para a premiação de cada categoria de trabalho, vários professores e alunos foram chamados para fazer a entrega desses prêmios.

Vencedores

Categoria :Cinema e Audiovisual

  1. Filme de ficção: O Canto do Claustro, de Gustavo Nakao/ UEL
  2. Filme de não ficção/documentário/docudrama: Santa Funk, de Ana Carolina Vaz/ UFSC
  3. Filme de animação: Mastiff e o Marketing de Defesa, de Francine Pereira/ UP
  4. Videoclipe: Videoclipe Bordeaux, de Willian Moreira/ ESPM
  5. Roteiro de ficção: A Criatividade Condicionada, de Augusto Ramos/ Universidade Luterano do Brasil
  6. Roteiro de não ficção: Centelha sem telha, de Luna Marques/ Unicentro
  7. Fotografia em movimento: Psycho, de Djenifer Kloehn/ Centro Universitário Leonardo da Vinci
  8. Vinheta: Da pele para a Tela, de Clarissa Muller/ ESPM

Categoria: Rádio, TV e Internet

  1. Programa laboratorial de áudio: Spots radiofônicos de combate à violência contra a mulher, de Priscila Lima/ Universidade Estadual do Centro-Oeste
  2. Programa laboratorial de TV: Descobrindo Curitiba, de Daniele Vieira/UP
  3. Ficção em áudio e rádio – audiodramatização, peça radiofônica, radionovela e afins: A Bússola, de Giordana Marcon/ PUCPR
  4. Ficção em vídeo e tele – Telenovela, Séries Televisivas e afins: Obssessão, de Jean Caon/ Universidade Comunitária de Chapecó
  5. Produção Audiovisual para mídias digitais: Tatuar-te, de Rafael Moraes/ ESPM
  6. Blog: Para que tá feio, de Caroline Socodolski/ UFPR
  7. Website: Via Palermo 42, de Uliane Lima Tatti/ Universidade Positivo

Categoria: Relações Públicas e Comunicação Organizacional

  1. Agência Jr. de Relações Públicas: Relatório de Ação Específica – Dia do Relações Públicas, de Jusiane Janine Quoos Skolaude/UNISC
  2. Pesquisa em Relações Públicas: Fala Comunidade! Qual é a Percepção dos Usuários do Serviço de Transporte Público Urbano de São Borja (RS)?, de Victor Augusto Cinquini Tavares/UNIPAMPA
  3. Organização de evento: Competição Universitária IntegraCom – O Desafio: Integrando a Comunicação e o Mercado de Trabalho, de Priscila Dias Fenner/UFRGS
  4. Projeto de assessoria de comunicação para o Terceiro Setor: Projeto Semente: Cidadania Ambiental em Oficinas sobre Reciclagem e Preservação do Ecossistema na Turma do Ique, de Franciele Tiggemann/UFSM
  5. Produto de comunicação institucional impresso: Revista RP em Foco, de Stephany Hubbe/PUC PR
  6. Produto de comunicação institucional radiofônico: Rádio Indoor: Programa Radiofônico Hipermercado Pedroso, de Jonathan Pavan Pedroso/UNIBRASIL
  7. Produto de comunicação institucional digital: Portal RP em Foco, de Kelly Balbino/PUC PR
  8. Produto de comunicação institucional audiovisual: Produção Audiovisual em Relações Públicas: Estratégia de Vínculo e Visibilidade do CCNE, de Mariana Schutz/UFSM
  9. Planejamento estratégico de Relações Públicas: Dê um Level Up na sua Vida, de Adam Lucas/Universidade Tecnológica Federal Paraná

Categoria: Produção Transdisciplinar

  1. Edição de Livro: Uma história de histórias: o storytelling inserido em uma narrativa com elementos da história, filosofia, marketing e publicidade, de Patricia Aparecida Hoça TAUKATCH/UP
  2. Design Gráfico: UNICOM MEDOS, de Évelyn Bartz/ UNISC
  3. Ensaio fotográfico artístico: Filhos do barro: um olhar sobre o ofício da Olaria na pioneira São José – SC, de Pedro Aguiar STROPASOLAS/UFSC
  4. Fotografia artística: Você é mais que um cabide, de Anaí DE SOUZA/ESPM-RS
  5. Fotonovela: Sorte no amor – Com Trident, de Hugo César de Lima SALES/Fameblu-Uniasselvi
  6. Charge/caricatura/ilustração: A questão de gênero na escola retratada por storyboard em aquarela, de Helouise Marli Silva DE DOMENICO/UT FP
  7. Embalagem: Alegretto: Design e Diversão em Embalagem de Massas, de Maria Aparecida ALVES/FAG
  8. Histórias em Quadrinhos: Antenados – Política para Crianças, de Walquiria de LIMA/Unicentro
  9. Roteiro de Games: P&G: Meu Primeiro Bebê, de Julia Cavalcante MARTINS/UNIPAMPA
  10. Projeto de Comunicação integrada: Planejamento estratégico de comunicação integrada: Caminho do Chá, de Lígia Fumaneri Rosa/UTFPR
  11. Produção multimedia: Projeto Multimídia de combate à violência contra a mulher, de Isabela Letícia Lessak/Unicentro
  12. Revista customizada: Em Cores: Revista LGBT+ Em Multimeios, de André Souza Nascimento MACEDO/UEM
  13. Comunicação e Inovação: APLICATIVO PARA SMARTPHONE [TRANS]FORMAÇÃO, de Larissa Batista de VARGAS/Unipampa
  14. Game: Salvando Curitiba: Uma Proposta de Newsgame Sobre a História de Curitiba a Partir do Plano Agache, de Camile KOGUS/UniBrasil

Categoria: Publicidade e Propaganda

  1. Agência Jr. de Publicidade e Propaganda: De. Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da ESPM Sul, de Co.De. Agência Experimental de Publicidade e Propaganda da ESPM Sul
  2. Campanha Promocional: EURO IMPORT – LAND ROVER, de RHAIANA FERREIRA/UNIVERSIDADE POSITIVO
  3. Campanha Publicitária: CABELAÇO: Menos 15 Mais 1, de Bianca HORN/ Escola Superior de Propaganda e Marketing
  4. Pesquisa mercadológica: Hastag Vovôs On-line: Análise do Comportamento e Utilização das Redes Sociais pelos Idosos, de Mateus Luan DELLARMELIN/ Universidade de Passo Fundo
  5. Jingle: JIGLE PUBLICITÁRIO TINDER, de ANAI DE SOUZA/ ESPM
  6. Spot: Roleta Russa, de Guilherme Ferraz DONDON/ Universidade Federal do Paraná
  7. Filme publicitário: Filme Publicitário Renault: Viva intensamente. Viva, de Viviane DA SILVA ZAMILIAN/ Universidade Federal do Paraná
  8. Fotografia Publicitária: AIDS: A Imagem Da Sociedade, de Camille PIAS/ Escola Superior de Propaganda e Marketing
  9. Anúncio Impresso: Ninguém é Rei por acaso – Anúncio impresso para campanha institucional do Rei Arthur Hamburgueria Gourmet, de Phillipe Halley Martins PEREIRA/ Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  10. Cartaz: Campanha do Agasalho 2015 – O inverno é feito por nós. Compartilhe o seu, de Lucas REWELL/ Escola Superior de Propaganda e Marketing
  11. Outdoor: Não deixe a Dengue te levar pra cama, de Gabriel Schmitt Isensee/ Instituto Blumenauense de Ensino Superior
  12. Publicidade em mídia digital: Campanha Viral em Prol do Hospital Bom Pastor, de Matheus Souza BATISTA/ Universidade Estadual do Centro-Oeste
  13. Publicidade em outros meios: Dia Da Propaganda UFSM – A Propaganda Está de Mudança, de Taciana Escandiel de Lima ROSA/ Universidade Federal de Santa Maria

Categoria: Jornalismo

  1. Agência Jr. de Jornalismo: O Jornalismo na A4 – Agência Experimental de Comunicação da Unisc, de Heloisa CORRÊA/UNISC
  2. Projeto de assessoria de Imprensa: Hera Assessoria de Comunicação: teoria e prática no assessoramento ao Instituto Redecriar, de Luíza Buzzacaro BARCELLOS/ESPM-RS
  3. Jornal-laboratório impresso: Jornal Comunicare – Jornal-laboratório impresso da PUCPR, de Luciana Prieto RIBEIRO/PUCPR
  4. Revista-laboratório impressa: Revista Ceos: O desafio de se colocar no lugar do outro, de Marina Silvano KRAPF/ESPM-RS
  5. Produção laboratorial em audiojornalismo e radiojornalismo: Raio-X do Lixo: A Prática do Jornalismo Especializado em Favor do Meio Ambiente, de Fernanda MOTTER/UNICENTRO
  6. Produção laboratorial em videojornalismo e telejornalismo: Deutschbrasilianer: estrangeiros no próprio país, de Thales Trench de CAMARGO/UFSC
  7. Produção em Jornalismo digital: Fora de foco: o esclarecimento da codependência química por meio do jornalismo digital em narrativa long-form, de Ana Luiza Ferreira de SOUZA/PUCPR
  8. Reportagem em Jornalismo impresso: Diário de um Repórter: uma Grande Reportagem do Caso Estela Pacheco, de Marco Antonio de Barros JUNIOR/UEL
  9. Reportagem em Radiojornalismo: Teorias de gênero: por que discutir?, de Douglas Meurer KUSPIOSZ/Unicentro
  10. Reportagem em Telejornalismo: Processo de Dublagem Para a Língua Alemã em Reportagem Telejornalística, de Vanessa ESKELSEN/FURB
  11. Livro-reportagem: Livro-reportagem Memórias de Fogo e de Dor, de Tatiane MILANI/UFSM-Frederico Westphalen
  12. Produção em Fotojornalismo: Vila 23 de Agosto, de Bárbara TANAKA/UFPR
  13. Produção Jornalismo Literário e/ou de Opinião: LiteratusTV: jornalismo literário opinativo, de Alice Kienen GRAMKOW/FURB
  14. Jornal Mural: Jornal Communicarte: A importância do jornal mural no ambiente acadêmico, de Letícia de OLIVEIRA/Uninter
  15. Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em áudio e rádio: Radiodocumentário “O outro lado do apito”, de Tiago Wennesheimer NUNES/Centro Universitário Franciscano
  16. Documentário Jornalístico e Grande Reportagem em vídeo e televisão: Guerreiros da Vida, de Juliano CASTRO/UFSM

Intercom Sul teve cobertura especial

O Intercom Sul 2016 ocorreu entre 26 e 28 de maio, no câmpus de Curitiba da PUCPR. O evento teve cobertura da Rede Comunicare, conjunto de veículos laboratoriais do curso de Jornalismo da PUCPR.
O Portal Comunicare cobriu os principais eventos do congresso, enquanto a Web Rádio Comunicare (www.portalcomunicare.com.br/webradio) transmitiu boa parte das atividades. Houve, ainda, cobertura por meio de redes sociais, via nossos perfis no Facebook (www.facebook.com/RedeComunicare) e no Twitter (www.twitter.com/redecomunicare).

 

Próximas edições do Intercom

O Intercom nacional deste ano ocorre entre 5 e 9 de setembro, na Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (USP).

Já a próxima edição do Intercom Sul ocorrerá na Universidade de Caxias do Sul (UCS), em 2017.