Faltam apenas dois dias para o vestibular da PUCPR

Provas ocorrerão neste domingo (20) no período da tarde

Bruna Martins Oliveira

Final de ano acompanha vestibular

Final de ano acompanha vestibular (Foto: Bruna Martins)

O vestibular de verão da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) será realizado neste domingo (20). A prova será  no período da tarde, tendo o início pontualmente às 13 horas. Os portões serão abertos das 12 às 12:40 horas. As provas serão aplicadas nos seguintes câmpus: Curitiba, Londrina, Maringá e Toledo.

De acordo com o edital divulgado pela instituição, cerca de 9.014 vagas estão sendo ofertadas entre as 57 opções de graduação que a universidade oferece, sendo 7.947 para o primeiro semestre de 2014 e 1.067 para o segundo.

A prova conterá 60 questões objetivas de múltipla escolha, distribuídas nas quatro áreas do conhecimento e em língua estrangeira. Além disso, os candidatos deverão fazer uma redação entre 15 e 20 linhas. É importante lembrar que neste domingo se inicia o horário de verão, um alerta para os estudantes ficarem atentos e não se atrasarem.

Reta final para os estudantes

Reta final  de cursinho deixa vestibulandos ansiosos (Foto: Bruna Martins)

Expectativas dos vestibulandos

A estudante Ana Carolina Tavares conta que este ano vai fazer o segundo vestibular, e para dois cursos, sendo uma das opções a graduação de Medicina, uma das mais concorridas. “Ano passado fiz a prova para Medicina. Este ano vou tentar Medicina e Psicologia. Mas quero mesmo Psicologia”, afirma.

Ana ainda diz que se preparou para a prova fazendo um cursinho pré- vestibular. Além do cursinho a vestibulanda trabalha e consegue conciliar as duas tarefas, se mostrando confiante para a prova. “Faço cursinho das 19 às 22 horas. Estudo durante o dia, no trabalho e também leio no ônibus. Nos finais de semana dou uma espairecida, saio com os amigos, assisto filmes. Estudar mexe com o psicológico de qualquer um. Mas estou tranquila, acho que esse ano vai. Sei que não é fácil, mas estou me preparando para isso, aliás, muitos estão”, conta.

Às vésperas da prova o ideal é tranquilidade

A professora de literatura e língua portuguesa Cida Grecco, teve experiências em vários colégios e turmas de vestibulandos diferentes e explica que para o aluno obter sucesso na prova, é necessário que este tenha organizado os estudos. “O aluno deve estudar os conteúdos que teve em sala de aula, resolvendo os exercícios em casa, dispensando algumas horas diárias para rever toda matéria. É importante também organizar o tempo de estudos em casa de acordo com a necessidade individual”, explica.

Organização nos estudos faz diferença no resultado

Organização nos estudos faz diferença no resultado (Foto: Bruna Martins)

Sobre a questão de estudar em semana de provas, Cida diz que o aluno tem que fazer o que o deixa tranquilo.“É sempre bom fazer o que vai te deixar mais calmo, mais tranquilo. Se estudar até os últimos minutos vai te deixar com mais segurança, faça”, aconselha.

A educadora conclui dizendo que se sente feliz ao saber quando um aluno seu é aprovado no vestibular e ressalta a importância da família para este momento da vida do vestibulando. “Eu fico muito feliz ao saber que um aluno foi aprovado. Sei que alguns alunos serão aprovados. Para a aprovação, a minha participação é apenas uma parte do processo que tem muitas variáveis, como o apoio e incentivo da família”, finaliza.

Equipe: Bruna Martins, Caroline Paulart e Gilberto Stori Junior.

Fechado para comentários.