20667542
Grandes Garotos é um dos sucessos apresentados no Festival Varilux de Cinema Francês

Evento, que iniciou na última semana, movimenta o público paranaense que aprecia as telonas

Lara Pessôa

20667542

Longa agradou público do Espaço Itaú. Foto: divulgação.

Com direção de Anthony Marciano e elenco formado por Alain Chabat, Max Boublil, Sandrine Kiberlain e Mélanie Bernier, ‘Grandes Garotos’ é um dos 16 filmes que estão sendo exibidos no Festival Varilux de Cinema Francês, iniciado dia 09 de abril, em todo o país. Os cinéfilos curitibanos que apreciam a dramaturgia francesa podem conferir o longa nos cinemas UCI, do Shopping Estação e no Espaço Itaú de Cinema, do Shopping Crystal.

A 5ª edição do evento, consagrado como primeiro festival de cinema com abrangência nacional, pretende mobilizar um público total de cem mil pessoas e ainda conta com diversas opções de filmes seletos pela variedade de gêneros mesclados com o destaque que o filme obteve nas telonas francesas.

Em síntese, a comédia relata situações corriqueiras de relações entre pais, filhos, namorados vistos na vida cotidiana. Thomas, intepretado por Max Boublil, acaba de se tornar noivo e conhece o futuro sogro, Gilbert, Alain Chabat, o qual é casado há trinta anos com Suzanne, interpretada pela atriz Sandrine Kiberlain. Cansado da vida que leva e com sintomas depressivos, Gilbert se convence de que deixou a vida passar por conta de seu casamento.

No decorrer do longa, ele instiga o jovem Thomas afirmando que casamento é uma forma de prisão e faz com que ele desista de se casar com sua filha Lola, interpretada por Mélanie Bernier, propondo que abandonem tudo para adotar uma vida de aventuras e peripécias. Convencido de que este é o caminho da liberdade, Gilbert anuncia a separação e passa a agir como um jovem solteiro, retomando sonhos de sua adolescência. Passa a frequentar casas noturnas, muda para um apartamento pequeno e começa a fumar. O jovem Thomas sente as dores do sogro e o acompanha nessa trajetória. Porém, como tudo tem seu preço, os “Grandes Garotos” começam a perder a confiança de quem mais amam: Lola e Suzanne. Após perceberem que aquele tal rumo de liberdade não os levará a lugar algum, eles passam a buscar a reconciliação com suas mulheres.

Para o publicitário Jorge Monteiro, o filme é um primor. “O roteiro foi muito bem escrito, com cenários inusitados e atores contracenando muito bem com as cenas. A sintonia e a presença de espírito junto com a história do filme é sensacional”, declara. O publicitário ainda comenta que a escolha do filme se deu pelo conhecimento do diretor. “Quando soube que o Festival seria em abril, comecei a ler sobre os filmes que estariam sendo exibidos. De cara já me interessei por este. Quando soube que quem dirigia era o Anthony Marciano, que sou fã, fiquei mais animado ainda. Não tinha dúvida que “Grandes Garotos” seria mais um dos sucessos”, finaliza.

Composto de um roteiro detalhado, atual e puro, com uma fotografia linda e colorida, “Grandes Garotos” nos faz perceber que nem tudo na vida são flores e que o amor prevalece mesmo quando nos sentimos esgotados.

Até este domingo, foram vendidos mais de 1500 ingressos somente no cinema do Shopping Crystal. Para aqueles que ainda não foram prestigiar, o festival continua até esta quarta-feira, (16) e os filmes podem ser vistos nos cinemas UCI e Espaço Itaú de Cinemas.

Fechado para comentários.