IMG_0269
Grupo de fãs da cultura japonesa se reúne no bairro Água Verde no domingo

Grupo de fãs da cultura japonesa se reúne no bairro Água Verde no domingo

Por Roberta Maria Silveira Nassar

PRAÇA DO JAPÃO – A Praça do Japão será o cenário do 11° encontro do Centro Otaku Akatsuki (COA). O COA é um grupo de otakus curitibano que se reúne para fazer desfiles de cosplayers (pessoas que se fantasiam de algum personagem real ou ficcional acompanhado da tentativa de interpretá-los na medida do possível), campeonatos esportivos e gincanas com atividades variadas – todas, é claro, relacionadas à cultura pop japonesa.

Apesar da coincidência nipônica entre a praça e o grupo, a organizadora Geovana Holaten afirma que não é essa a verdadeira razão para os encontros serem realizados com mais frequência por lá. “Além de ser um local seguro, perto de shoppings e mercado, é de fácil acesso para a maioria dos membros e oferece o espaço que precisamos para a realização das atividades”. Atividades das quais qualquer pessoa pode participar, não precisa ser membro do grupo e nem ter feito inscrição prévia. Porém, Geovana recomenda que participe apenas quem gosta de cultura japonesa para que haja melhor compreensão das brincadeiras.

Ainda que a denominação “otaku” seja um termo para representar entusiastas exagerados de mangá, animes ou qualquer outra coisa no Japão, a organizadora declara que aqui no Brasil o termo é mais leve e definido “Ele é usado só para categorizar quem gosta de mangás e animes, sem precisar ser maluco por isto”.

Entre as atividades previstas para esse que será o primeiro encontro de 2014, estarão presentes: caça ao tesouro, Animequiz e Musicquiz (jogos de perguntas e respostas com temática de animes), jogo da mímica (relacionado a desenhos japoneses), jogo de Uno, Matsuri Dance (dança contemporânea que faz alusão ao conjunto de tradicionais danças culturais japonesas) e Swordplay (simulações de duelos em que os participantes utilizam armas brancas fabricadas de pvc, isopor etc).

A moderação do grupo oficial do COA no facebook tem para esse domingo a expectativa de receber membros novos que já se uniram ao grupo por meio da internet, e prometem, agora, participar do seu primeiro encontro. Carlos Coelho, 18 anos, é um deles: “esta será a 1ª vez que participo de um encontro do COA. Conheci o grupo através dos outros grupos que participo pelo facebook sobre temas parecidos e também de conhecidos”.

Consciência

Apesar de não ser necessária nenhuma permissão para realizar encontros deste tipo na Praça do Japão, todas as regras de convivência são adotadas pelos participantes para não ocorrerem problemas. Os organizadores alertam sobre a proibição de bebidas alcoólicas, cigarros e outras drogas durante o evento. Se um membro for pego fazendo isto, pode ser banido do grupo, afirma uma das organizadoras do evento. “Como muitas crianças vão ao encontro, esta medida é adotada para a segurança de todos os membros e os frequentadores da praça. Muitos membros gostam de beber, por exemplo, mas acabam entendendo que a proibição é necessária e só ao fim do encontro saem e fazem o que querem, mas durante o encontro isto não é permitido”.

IMG_0267

IMG_0262

Fechado para comentários.